Sessões de julgamento do TRE-PR passam a ter intérprete de Libras
Serviço, que vai se estender a todos os eventos oficiais, foi lançado pelo presidente Tito Campos de Paula na última quinta-feira (09/07)
As sessões de julgamento do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), que devido à pandemia do Covid-19 estão acontecendo por meio de videoconferências, transmitidas ao vivo pelo YouTube, passaram a contar com uma intérprete em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O presidente do TRE-PR, desembargador Tito Campos de Paula, presidiu a primeira sessão com o serviço, que aconteceu na última quinta-feira (09/07).
A interpretação simultânea também vai se estender a todos os eventos oficiais realizados pelo tribunal com público externo. O objetivo é proporcionar a tradução coerente e fidedigna, oportunizando o acesso às informações referentes aos serviços públicos oferecidos.
Para o doutor Rogério de Assis, juiz membro da Corte e presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI) do TRE-PR, a importância dessa iniciativa é dar oportunidade às pessoas com deficiência para que sejam incluídas na sociedade. "Quando falamos em acessibilidade e inclusão, devemos nos esforçar, assim como a sociedade em geral, para transpor as barreiras físicas, pessoais e intelectuais que impedem as pessoas com algum tipo de deficiência de terem uma participação total na sociedade", diz.
Em anos eleitorais como este, conforme o mês e as datas do Calendário Eleitoral, são realizadas até 15 sessões de julgamento da Corte em um único mês, com duração de até seis horas cada uma.
Lei de Libras
A Lei de Libras (Lei 10.436/2002) foi sancionada em abril de 2002 e reconhece a Língua Brasileira de Sinais como forma legal de comunicação e expressão. O artigo 2º estabelece que os serviços públicos devem apoiar seu uso e difusão.
Sofwares
Por mais bem programado que um software possa ser, ele jamais terá o mesmo conhecimento linguístico de uma pessoa experiente em Libras que, satisfatoriamente e com qualidade, será capaz de interpretar expressões regionais, falas mais complexas e captar manifestações sonoras no ambiente.
Comissão
A Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TRE-PR, criada em julho de 2019, é composta pelo Dr. Rogério de Assis e pelos servidores Cinira Pereira de Azevedo; Katia Scrimin Lisboa; Marilda Etsuko Yoshida; Sandra do Nascimento Ferreira; Michele Martins Burda Castilho Simioni; Débora Beatriz Machado Lopes; Thais Lordello Teixeira Bandeira; Wesley Neves Salmazo; Sinter Maiki e Constantino Machado e Santana; Andréia Roberta Mülling; Cláudia Valéria Bevilacqua Gonçalves; Solange Maria Vieira e Marcio Carvalho Jardim.
Texto: Valeska Loureiro e Melissa Diniz Medroni
Foto: Reprodução
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR
Siga-nos no Twitter, no Instagram e no Spotify
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube