TRE-PR é referência em inovação no Judiciário brasileiro
Instalação de fóruns eleitorais em todo o Estado, usina fotovoltaica, cadastramento biométrico de eleitores, transmissão das sessões da Corte e Central de Combate à Desinformação são algumas iniciativas pioneiras
Em toda a sua história, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sempre se destacou entre os regionais brasileiros por exercer atividades pioneiras. Proporcionar um atendimento ágil e eficaz ao eleitor que aguarda a emissão do título, com conforto e por poucos minutos, foi o objetivo da iniciativa de construção de Fóruns Eleitorais no interior do Estado.
O projeto teve início no ano de 2001 e foi até 2016. Hoje, o TRE-PR conta com 154 Fóruns Eleitorais em funcionamento, atendendo 100% do eleitorado estadual em uma Central de Atendimento ao Eleitor, semelhante à de Curitiba, que conta com o Certificado ISO 9001/2000. Os terrenos dos Fóruns Eleitorais são doados pelas prefeituras municipais e as obras realizadas com recursos do orçamento da União.
Em junho 2019, a Justiça Eleitoral do Paraná inovou mais uma vez, com a inauguração da maior
usina fotovoltaica de um órgão público brasileiro
, produzindo energia limpa em prol da sustentabilidade. Instalada em Paranavaí, com 6.200 placas solares, a usina produz 263 mil quilowatts de energia por mês, o que supre o consumo da sede e de todos os 154 fóruns eleitorais do Estado.
Outra ação pioneira em todo o Brasil foi o lançamento, em dezembro de 2019, do
Título Fácil
, serviço que possibilita ao eleitor ser atendido em qualquer cartório eleitoral para resolver pendências, independentemente do seu domicílio eleitoral.
O Paraná teve a
primeira capital brasileira a ter a biometria coletada
, em 2009, e finalizou as
revisões biométricas
obrigatórias, com a coleta das digitais de todo o eleitorado do Estado em novembro de 2019, três anos antes da meta nacional. No mesmo ano, a instituição passou a transmitir ao vivo no
YouTube
todas as sessões de julgamento da Corte, em nome da transparência do serviço público.
E 2020, com a pandemia do Covid-19, a instituição precisou, novamente, se reinventar. Pela primeira vez na história, um fechamento de cadastro, no mês de maio, foi realizado sem atendimento presencial nos fóruns eleitorais. Com o empenho e dedicação de magistrados, servidores e colaboradores, a situação foi superada e
mais de 56 mil pessoas tiveram suas demandas atendidas
pela internet.
Além disso, o TRE-PR é o responsável por criar a primeira
agência de checagem da Justiça Eleitoral
, a Central de Combate à Desinformação Gralha Confere, que tem o objetivo de verificar informações duvidosas sobre as urnas eletrônicas e o processo eleitoral nas Eleições 2020.
A Justiça Eleitoral, guardiã da democracia no Brasil, envolve seus magistrados, servidores, colaboradores e eleitores em uma extraordinária operação para garantir o livre exercício do direito de escolha dos representantes e a consciente manifestação das opções políticas. De maneira ágil e transparente, o TRE-PR garante a expressão inequívoca da vontade do eleitor. E o faz, há 75 anos, com competência reconhecida no Brasil e no mundo.
Referências bibliográficas
www.tre-pr.jus.br/o-tre/conheca-o-tre-pr/conheca-o-tre-pr
Imprensa da época: jornais O Dia e Diário da Tarde, disponíveis na Hemeroteca da Biblioteca Nacional; Gazeta do Povo, disponível em microfilmagem na Biblioteca Pública do Paraná; e material do Arquivo Público do Paraná.
Decreto Lei 7.586/45
Eleições no Brasil: Do Império aos dias atuais, de Jairo Nicolau (Nova Biblioteca de Ciências Sociais)
Voto no Brasil, de Walter Costa Porto (Editora Topbooks)
Sistemas Eleitorais do Brasil: 1821-1988, de Hilda Soares Braga (Senado Federal)
Leia mais
Justiça Eleitoral do Paraná completa 75 anos de sua reinstalação
Texto: Valeska Loureiro
Pesquisa: Daniel Galuch Júnior
Arte: Simone Hembecker
Revisão: Melissa Diniz Medroni
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR
Siga-nos no Twitter , no Instagram e no Spotify
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube