Balanço nacional da votação biométrica
Balanço nacional da votação biométrica

A Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral divulgou sexta-feira, 19, um balanço nacional relativo às urnas eletrônicas que utilizaram o sistema biométrico de identificação dos eleitores.
No Brasil, um total de 7.007.618 eleitores compareceu às seções eleitorais onde estavam registrados pelo novo sistema de identificação através das impressões digitais. Desse total, 6.600.545 foram identificados pela digital, o que equivale a um percentual de 94,19%. Indica, portanto, que um montante de 407.073 eleitores, ou 5,81%, não teve suas impressões digitais identificadas pelo sistema.
No Paraná, duas cidades utilizaram urnas biométricas: Curitiba e Balsa Nova. 1.075.018 eleitores paranaenses compareceram para votar em seções equipadas com o novo sistema de identificação. Desse total, 1.033.178 eleitores foram identificados corretamente, o que equivale a 96,11%. Uma média superior à média nacional. Apenas 41.840 eleitores, o equivalente a 3,89% dos eleitores não tiveram suas impressões digitais reconhecidas pelo sistema.
Em termos proporcionais, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná obteve os melhores resultados. O Estado com melhor colocação foi o do Rio Grande do Sul, onde foram utilizadas urnas biométricas no município de Canoas, que possui um eleitorado de 205.757 votantes. Isso equivale a um percentual de 96,88%. No entanto, trata-se da terceira eleição biométrica realizada no município e com um universo eleitoral bem menor que o da capital paranaense, que ultrapassa um milhão de eleitores e realizou uma eleição biométrica pela primeira vez.

