EJE-PR participa do VI Encontro Nacional das Escolas Judiciárias Eleitorais
EJE-PR participa do VI Encontro Nacional das Escolas Judiciárias Eleitorais
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná e presidente do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais, Des. Luiz Fernando Tomasi Keppen, participa nesta quinta e sexta, dias 18 e 19, do VI Encontro Nacional das Escolas Judiciárias Eleitorais (Eneje), na sede do Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília - DF.
O evento contou em sua abertura com a presença do Min. Gilmar Mendes, Presidente do TSE, que destacou “que as escolas podem ser mais um veículo para o envio de sugestões não só ao ambiente acadêmico, mas também ao ambiente político, inclusive ao Congresso Nacional”.
Ainda em seu discurso, o ministro lembrou que, logo no inicio de sua gestão, promoveu alteração na estrutura do Tribunal, e a EJE passou a ser ligada diretamente à Presidência, o que deve dar uma dinâmica adequada e promover a integração entre as demais escolas. “Nós imaginamos que, agora, ligada à Presidência, a escola terá, talvez, esse apoio mais direto, como de certa forma ocorre nos TREs com maior facilidade. Portanto, será possível dinamizar os seus trabalhos, no que diz respeito às suas funções importantes, como as de difusão de conhecimento na área eleitoral, de preparação de servidores e na formação dos nossos próprios quadros”.
O Prof. Dr. Jairo Nicolau, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, proferiu a palestra “Democracia e Eleições: A Crise da Representação Política no Brasil”. Depois, foi a vez do Min. Henrique Neves, do TSE, acompanhado pelo Des. Keppen, proferir palestra com o tema “Os Desafios das Escolas Judiciárias Eleitorais no Fortalecimento da Justiça Eleitoral e da Democracia”. Ele destacou que o papel das EJEs vai além da formação dos magistrados, e as escolas têm o desafio e a oportunidade de contribuir com estudos e reflexões que, futuramente, poderão subsidiar a Justiça Eleitoral a se manifestar junto ao Poder Legislativo, propondo reformas e melhorias na legislação.
As Escolas Judiciárias Eleitorais são responsáveis pela capacitação de magistrados e de agentes públicos, aprimoramento das práticas eleitorais, políticas e educação para a cidadania, que se interconectam com o objetivo comum de fortalecer a democracia e o processo eleitoral.
Fonte: TSE/EJE-PR