TRE-PR realiza 1º Encontro Nacional do Sistema Infodip
TRE-PR realiza 1º Encontro Nacional do Sistema Infodip
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná sedia nos dias 28 e 29 de agosto o 1º Encontro Nacional do Sistema Infodip. O evento foi aberto pelo presidente do TRE-PR, Des. Adalberto Jorge Xisto Pereira; que compôs a mesa diretiva com o vice-presidente e corregedor, Des. Luiz Taro Oyama; a vice-presidente e corregedora do TRE-AP, Desa. Sueli Pereira Pini; a diretora-geral do TREE-PR, Mônica Miranda Gama Monteiro; e a diretora da secretaria da corregedoria do TRE-PR, Daniela Borges de Carvalho.
O Sistema Infodip foi criado para permitir a tramitação de comunicações que possam impactar no exercício dos Direitos Políticos, seja no cancelamento pelo óbito e direitos políticos entre os órgãos externos comunicantes e os Tribunais Eleitorais.
Segundo o Des. Oyama, “a ferramenta eliminou a necessidade do uso do papel para tratamento das informações, economizando ao TRE-PR mais de 1 milhão de reais desde sua implantação em julho de 2013”.
Atualmente o TSE firmou parceria com o TRE-PR para nacionalização da ferramenta, expandindo seu uso para a obtenção das certidões de distribuição criminal que irão instruir os pedidos de registro de candidatura.
De acordo com Iuri Camargo, técnico judiciário e assessor jurídico de gestão da diretoria geral, o evento irá congregar os estados que estão utilizando o Infodip. “Boa parte dos TRE’S já utilizam a ferramenta, hoje vamos trocar algumas experiências sobre a utilização da ferramenta, entre os 24 estados e falaremos sobre a evolução da ferramenta que nos dará maior agilidade na comunicação entre estados”, disse.
Para o presidente do TRE, Des. Xisto Pereira, a ferramenta é uma vitória, “isso só foi possível em razão de uma única circunstância: não valorizar a vaidade, porque a vaidade inibe a cooperação”.
Na foto, da esquerda para a direita: Des. Taro Oyama, Daniela Carvalho, Desa. Sueli Pini, Des. Xisto Pereira e Mônica Miranda.