Alunos de Chopinzinho participantes do Parlamento Jovem visitam Assembleia Legislativa do Paraná
Estudantes tiveram acesso a debates e votações
Nesta segunda-feira (11), os alunos da cidade de Chopinzinho que participam do Projeto Parlamento Jovem, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), fizeram uma visita técnica à Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), em Curitiba.
Os estudantes foram acompanhados pela chefe de cartório da 103ª Zona Eleitoral, Luciana Neis, e tiveram acesso a debates e votações, além de conhecerem toda a estrutura da ALEP. Participaram do projeto 17 escolas, das quais foram eleitos nove vereadores.
O projeto teve três grandes momentos durante o seu desenvolvimento: o primeiro foi um comício, onde foram reunidos todos os participantes no ginásio de esportes do município, para que pudessem conhecer as propostas dos candidatos. Em seguida, a Câmara organizou uma sessão exclusiva dos “vereadores mirins”. E o terceiro e último momento foi a visita à capital, promovida pela Câmara, com objetivo de levar os alunos a conhecerem a ALEP, a Casa Civil e o Palácio do Governo.
A iniciativa foi da juíza eleitoral de Chopinzinho, Maria Teresa Thomaz. De acordo com a servidora Viviane Cristina Carraro Carvalho, da 103ª Zona Eleitoral, os alunos estavam encantados, curiosos e ativos em todas as ações. “É muito reconfortante saber que o objetivo foi atingido, não só por trazer a ideia de cidadania, mas por fazê-los participantes, jovens mais críticos e futuros eleitores com embasamento para mudar a situação da política que vivenciamos”, afirmou.
Na foto, os alunos do Parlamento Jovem de Chopinzinho Bruna Menzel, Lisiane Secco, Juliano Copelli, Mateus Vasconcelos, Bruno Matiello, Kaua Rebonatto e Anderson Kogler com a chefe de cartório da 103ª Zona Eleitoral, Luciana Neis.