EJE realiza colóquio de direitos políticos, Poder Judiciário Eleitoral e participação política da mulher
Evento marcou o encerramento das atividades de 2017 da pós-graduação em Direito Eleitoral
Nesta sexta-feira (15), no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), a Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR) promoveu o colóquio "Direitos políticos fundamentais e o Poder Judiciário" para marcar o encerramento das atividades de 2017 da pós-graduação em Direito Eleitoral. O colóquio foi realizado em parceria com o curso de pós-graduação in company da Universidade Positivo e contou com o apoio do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (IPRADE).
O evento foi presidido pelo diretor-executivo da EJE-PR, doutor Nicolau Konkel Junior (na foto, ao centro), e contou com a participação do desembargador federal Néviton Guedes, que promoveu a exposição "Direitos políticos fundamentais e o Poder Judiciário". Guedes efetuou uma importante reflexão a partir da doutrina alemã acerca da teoria dos “direitos políticos apartados do direito constitucional” e da doutrina norte-americana sobre o “direito eleitoral como um direito fundamental destinado a assegurar os demais direitos fundamentais”.
Já a doutora Geórgia Nunes, coordenadora-geral da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP), protagonizou a exposição "A Justiça Eleitoral na promoção da participação política da mulher". Dentre outros temas, a convidada trouxe interessantes explanações acerca das quotas de candidatas, da propaganda institucional da Justiça Eleitoral, da dificuldade de aprovação de normas no Congresso Nacional que beneficiem as campanhas eleitorais de mulheres e da participação feminina nos órgãos de direção partidária.