TRE-PR participa da reunião do Coptrel
Encontro definiu a nova mesa diretora da entidade
O desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), participou, na última sexta-feira (15), da reunião do Colégio dos Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), realizada no Rio de Janeiro, com o intuito de definir a nova mesa diretora da entidade.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso (TRE-MT), desembargador Márcio Vidal, foi eleito o novo presidente do Colégio. Em sua fala, apresentou três pontos que trará ao debate do colegiado na sua gestão. O primeiro é uma proposta de um novo Código Eleitoral, que substitua a lei de 1965 que ainda é vigente e que, na sua opinião, não mais consegue atender às eleições modernas. O segundo ponto é ampliar o trabalho das Escolas Judiciárias Eleitorais (EJEs) e o terceiro é estabelecer, na grade da programação da TV Justiça, um programa direcionado à Justiça Eleitoral, como um canal que a aproxime dos cidadãos.
No encontro, foram eleitos também a nova vice-presidente do Coptrel, desembargadora Regina Ferrari, presidente do TRE-AC, e o presidente do TRE-RJ, desembargador Carlos Eduardo da Fonseca Passos, para secretário. A nova diretoria foi empossada no próprio evento.
O desembargador Devienne Ferraz, presidente do TRE-SP, dirige o Coptrel desde julho do ano passado, quando foi eleito para a Presidência no 68º Encontro do órgão, em Curitiba. O Coptrel foi fundado em 16 de setembro de 1995, em Florianópolis. Trata-se de uma sociedade civil sem fins lucrativos, de âmbito nacional, integrada pelos desembargadores que estiverem ocupando a Presidência dos Tribunais Regionais Eleitorais. O Colégio tem como presidente de honra o presidente do TSE e, como objetivo, aperfeiçoar a prestação de serviço e desenvolver ferramentas que auxiliem no processo eleitoral.
Após a eleição, ocorreu uma reunião com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Gilmar Mendes, que fez um balanço da atuação da Justiça Eleitoral nos últimos dois anos.
Com informações ASCOM TSE e TRE-SP.