Justiça Eleitoral do Paraná promove o evento “Uma Visão de Futuro”
Ciclo de palestras reúne convidados de órgãos públicos de todo o Brasil para refletir os novos rumos do judiciário brasileiro
Nos dias 30/11 e 01/12, no auditório do edifício-sede, em Curitiba, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) realiza o seminário “Uma Visão de Futuro”, com palestrantes de diversas instituições públicas do país. No primeiro dia, cerca de 260 servidores da Justiça Eleitoral de todo o Estado prestigiaram o evento.
O desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, presidente do TRE-PR, ressaltou, na abertura, o clima de confraternização do encontro, que coroou um ano de trabalho intenso para reverter a orientação inicial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de extinguir 102 zonas eleitorais. “Através da mobilização de magistrados, parlamentares, representantes do executivo, sindicatos e sociedade civil conseguimos reduzir esse número para apenas 20 zonas eleitorais, restritas aos municípios maiores”, lembrou.
Já o corregedor e vice-presidente do órgão, desembargador Luiz Taro Oyama, garantiu aos servidores presentes que a estrutura dos fóruns eleitorais do Paraná será mantida, anunciou a existência de um projeto para a construção de novas unidades e comemorou esta oportunidade de aproximar a Administração das zonas eleitorais.
Reflexões sobre o futuro
“Esse seminário foi concebido para proporcionar uma reflexão sobre a Justiça Eleitoral diante de um cenário de corte de gastos por 20 anos e suspensão dos provimentos até 2019”, anunciou a diretora-geral do TRE-PR, Mônica Miranda Gama Monteiro, na abertura das palestras.
O primeiro a subir ao palco foi o desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) Roberto Bacellar para falar sobre o tema “Inovar é Preciso”. Ele destacou a importância de os gestores públicos substituírem a visão mecanicista por uma atitude sistêmica diante dos obstáculos e metas. “Precisamos de lideranças situacionais, que saibam desenvolver competências conforme o contexto”, alertou.
A seguir, a plateia conferiu a apresentação do auditor do TCU Daniel Jezini sobre “Governança e gestão para resultados”. O dia terminou com as palestras da coordenadora de campanhas e redes sociais do TSE, Neri Accioly, e da editora de mídias sociais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Fabia Galvão Costa Machado, sobre o “Poder Judiciário nas redes sociais”.
Nesta sexta-feira, dia 01/12, o evento prossegue pela manhã com as palestras de Simone Batalha, secretária judiciária do TSE, sobre o Processo Judicial eletrônico (PJe); a experiência do Tribunal Superior do Trabalho (TST) com o teletrabalho, com Danilla Fonseca Godoy Veloso e Ekaterini Sofoulis Hadjirallis Morita, da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas do TST; e a Identificação Civil Nacional, com Giuseppe Dutra Janino, secretário de Tecnologia da Informação do TSE. À tarde, Ketlin Feitosa, assessora de Gestão Soicioambiental do Superior Tribunal de Justiça (STJ) fala sobre “Gestão sustentável”.
O evento encerra-se com a entrega do Prêmio Boas Práticas na Biometria, a partir das 14h30.