Outubro Rosa: Vamos falar sobre o câncer de mama?
Outubro Rosa: Vamos falar sobre o câncer de mama?
Campanha
Outubro é conhecido mundialmente na área da saúde como o mês dedicado à prevenção e controle do câncer de mama, o mais incidente na população feminina mundial e brasileira, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma.
O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra este tipo de câncer e estimula a participação da população, empresas e entidades. Para a Diretora-Geral do TRE-PR, Mônica Miranda Gama Monteiro, “o Outubro Rosa vem nos lembrar da importância de prevenção do câncer de mama. Aderir a esta campanha é um ato de amor às pessoas que nos cercam, em casa ou no trabalho. A luta contra o câncer de mama é de todos nós”.
O Movimento intitulado Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos na década de 1990 com o fim de promover a conscientização sobre a doença, proporcionar acesso aos serviços de diagnósticos e de tratamento. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns com desenvolvimento rápido e outros mais lentos. Por isso, a detecção no início representa uma questão de vida ou morte para o paciente.
Apesar de mais rara, a doença também acomete homens. Quando diagnosticada cedo, a chance de cura chega a 95%.
Sabemos que a vida agitada e corrida nos impõe frequentemente que deixemos para depois a consulta ao médico. Muitos só procuram atendimento quando se sentem doentes ou já com sintomas da doença. Mas é no silêncio que as células cancerígenas se proliferam.
Empresas e prédios públicos aderem à campanha deixando a iluminação rosa durante todo o mês de outubro. Essa iluminação rosa representa uma leitura visual silenciosa, mas, compreendida em todo o mundo.
Fontes:
Siga nossas páginas no Facebook e Instagram: treparana