Estudantes do programa Parlamento Jovem apresentam projeto de lei da Câmara de Curitiba
Vereadores mirins, alunos do Ensino Médio do Colégio Sesi Boqueirão, apresentaram em plenário um projeto de lei fictício de combate à vulnerabilidade social
Aconteceu na manhã de ontem (28), na sessão da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), a formatura da segunda edição do Parlamento Jovem - programa desenvolvido em parceria com a Escola Judiciária (EJE), do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), ao qual o Legislativo aderiu em 2017. Os vereadores mirins, que são alunos do Ensino Médio do Colégio Sesi Boqueirão, apresentaram em plenário um projeto de lei fictício de combate à vulnerabilidade social. O grupo também foi certificado pela conclusão das atividades.
Empossados no final de 2018, os vereadores mirins participaram de dinâmicas ao longo do primeiro semestre deste ano. Eles puderam conhecer um pouco mais sobre o processo legislativo, funcionamento da CMC e dia a dia de um vereador. Em junho passado, os estudantes já haviam aprovado uma proposta de lei fictícia, apresentada conforme os critérios legais.
“Cada vez que venho aqui, vejo que a gente é recebido com hospitalidade”, observou o presidente do TRE-PR, desembargador Gilberto Ferreira. “O projeto de vocês é muito importante, porque discute a vulnerabilidade social”, completou ele, que espera que a proposta seja encampada pelos vereadores. “Temos tido a oportunidade de percorrer o estado do Paraná [com o programa]. A experiência que o projeto tem proporcionado a todos os alunos tem sido excepcional”, acrescentou o diretor executivo da EJE, doutor Carlos Alberto Costa Ritzmann.
Do TRE-PR, também participaram da solenidade de formatura dos vereadores mirins a juíza eleitoral Flávia da Costa Viana, da 4ª Zona Eleitoral, que, na ocasião, apresentou o projeto Mulheres na Política ; o diretor-geral, doutor Valcir Mombach; e a chefe da Seção de Gestão de Programas Institucionais (SGPI), Mary Ogawa. Do Sesi Boqueirão, compareceram o professor Gerson Brelaz, docente da disciplina de Geografia; a pedagoga Suelen Pawlak; e a diretora, Juliana Maia da Silva Nascimento.
Com informações da CMC
Siga-nos no Twitter e no Instagram
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube