Abertas inscrições para o talk show TRE: Mulher e Cidadania
Evento vai abordar a atuação política feminina na obra de William Shakespeare
Estão abertas as inscrições para o talk show TRE: Mulher e Cidadania, que acontecerá no próximo dia 8 de março, em comemoração ao Dia da Mulher. O evento terá a participação de uma das maiores pesquisadoras da obra de William Shakespeare no Brasil, a professora do Departamento de Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Liana Leão, performance artística da premiada atriz Pagu Leal e recital do grupo instrumental Alfenins. Na ocasião, serão homenageadas a desembargadora Regina Helena Afonso de Oliveira Portes, única presidente mulher da história do TRE-PR, e a procuradora regional eleitoral, Eloisa Helena Machado.
O evento
O TRE: Mulher e Cidadania tem como objetivo valorizar as mulheres que, integrando a Justiça Eleitoral do Paraná ou nela atuando, proporcionam à sociedade o exercício do direito ao voto. Nesta edição, vai destacar o papel político da mulher na obra do dramaturgo inglês William Shakespeare, que deu voz às mulheres por meio de personagens como a ambiciosa Lady Macbeth ou a obstinada Lady Constance de “Vida e Morte do Rei João”.
Os interessados deverão realizar a inscrição no site do TRE-PR até o dia 8 de março, em “O TRE”/ “Eventos TRE-PR”. Serão emitidos certificados de participação com carga horária de 3 horas a título de atividade complementar para os universitários que comparecerem ao evento.
As homenageadas
Regina Helena Afonso de Oliveira Portes exerceu a advocacia durante 20 anos no foro da capital e, pela vaga do quinto constitucional destinada à OAB, em 1992 foi nomeada a primeira mulher entre os 50 juízes membros do Tribunal de Alçada. Em 1999, tornou-se a primeira desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR). Em 2010, foi a primeira mulher (e única até hoje) a presidir o TRE-PR.
Eloisa Helena Machado foi servidora da Justiça Eleitoral do Paraná antes de assumir como procuradora da República no Ministério Público Federal (MPF). Desde 2017, é a representante do Ministério Público na Justiça Eleitoral do Paraná, onde exerce o cargo de procuradora regional eleitoral.
No judiciário brasileiro, as mulheres representam 38% do número de magistrados, segundo dados de 2018 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), enquanto no Ministério Público elas são 39% do total de membros, conforme relatório também de 2018 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
SERVIÇO
TRE: MULHER E CIDADANIA
Data: 8/3/2019
Hora: 17h
Local: Auditório do TRE-PR (Rua João Parolin, 224)
Inscrições: de 27/2 a 8/3 no site do TRE-PR, em “O TRE”/ “Eventos TRE-PR”
Siga-nos no Twitter e no Instagram
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr