Café Cultural aborda inclusão e superação

Evento teve fala emocionante do primeiro juiz cego do Brasil, desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, do TRT-PR

Café Cultural aborda inclusão e superaçãoCafé Cultural aborda inclusão e superação

Nesta quarta-feira (22), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), por intermédio da sua Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão e da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), realizou o 18º Café Cultural, com palestra do desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca (TRT-PR) sobre o tema “Superando Barreiras”.

Nomeado em 2009 como desembargador do TRT-PR, Ricardo Tadeu foi o 1º juiz cego do Brasil. Durante sua fala, ao compartilhar suas experiências como deficiente visual ao longo da infância e da vida acadêmica e profissional, o desembargador ressaltou que as limitações, em suas mais variadas formas, ainda causam inquietações no ser humano. Disse ainda que “a democracia só se perfaz quando todos são incluídos e respeitados”.

A abertura do evento ficou a cargo do presidente do TRE-PR, desembargador Gilberto Ferreira, e do diretor-executivo da EJE-PR e juiz-membro da Corte, doutor Antonio Franco Ferreira da Costa Neto. O servidor Dirceu Wolff e a servidora aposentada Maria do Carmo Santiago Rodrigues, que também é deficiente visual, realizaram uma emocionante apresentação musical.

Autoridades

A mesa da 18ª edição foi composta, além do convidado desembargador Ricardo Tadeu, pelo presidente do TRE-PR, desembargador Gilberto Ferreira; pela promotora regional eleitoral, doutora Eloísa Helena Machado; pelo diretor-executivo da EJE-PR e juiz-membro da Corte, doutor Antonio Franco Ferreira da Costa Neto; e pelo desembargador Noeval de Quadros, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), representando o presidente do TJ-PR, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira. Também estiveram presentes representantes do Instituto Parananese de Cegos, do Departamento de Educação Especial da Secretaria da Educação do Estado do Paraná e das comissões de acessibilidade do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR) e do Tribunal de Contas da União (TCU).

Os Cafés Culturais, uma iniciativa da EJE-PR, têm como objetivo promover discussões sobre temas relevantes para a cidadania, abrindo as portas da Justiça Eleitoral para que a comunidade também faça parte dos debates.

Siga-nos no Twitter e no Instagram

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Acesso rápido