TRE-PR lança I Hub de Inovação e Comunicação Integrada da Justiça Eleitoral
Estudantes de Jornalismo da PUCPR auxiliam na produção de conteúdo para divulgar ações do tribunal e serviços aos eleitores
No dia 20 de setembro, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) deu início ao seu primeiro Hub de Inovação e Comunicação Integrada da Justiça Eleitoral, que conta com a participação de sete estudantes de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Os alunos cumprirão 200 horas de estágio obrigatório não-remunerado, nas quais auxiliam na produção de conteúdos jornalísticos para serem usados nos canais oficiais do Tribunal ao longo de oito semanas.
Dentre as funções dos estagiários está a implantação da Rádio Eleitoral Para Todos, uma das metas do presidente do Tribunal, desembargador Gilberto Ferreira, encampada nesta gestão pelo diretor-geral, doutor Valcir Mombach. A rádio, produzida nos estúdios da Seção de Produção Audiovisual (SPA), traz serviços aos eleitores, informações sobre a segurança do voto eletrônico, combate à desinformação e entrevistas com autoridades do Judiciário. Os programas, que atendem aos objetivos estratégicos da Comunicação Social do TRE-PR para 2019, podem ser acessados no canal do Youtube e no perfil do Spotify do TRE-PR.
A coordenadora da Comunicação Social (CCS) do TRE-PR, Rubiane Barros Barbosa Kreuz afirma que o objetivo do projeto é trazer para o Tribunal a inovação, aliada às novas tecnologias, por meio do conhecimento e entusiasmo dos jovens. “É necessário levar a Justiça Eleitoral para as ruas, para as universidades, e nada melhor do que ter jovens dentro do Tribunal, conhecendo nossas atribuições e produzindo conteúdo eleitoral para atingir esse objetivo. É uma forma de aproximar a Justiça Eleitoral do povo.”
A coordenadora da Comunicação Social revela que pretende dar sequência ao projeto com parcerias com outras universidades de Curitiba e também do interior para formar um núcleo de produção de conteúdo eleitoral. “É um trabalho audacioso e árduo, mas contamos com o apoio de todos os servidores neste grande desafio.” O grupo de estagiários está sob supervisão da servidora e jornalista Melissa Diniz Medroni.
ODS
O I Hub de Inovação e Comunicação Integrada da Justiça Eleitoral atende aos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU):
- Objetivo 9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação;
- Objetivo 16: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis;
- Objetivo 17: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
Texto: Beatriz Pereira Tedesco
Foto: Elisabete Silvia Petrorossi (SPA)
Supervisão: Melissa Diniz Medroni
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR
Siga-nos no Twitter, no Instagram e no Spotify
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube