TRE Entrevista fala sobre performance comunicativa com Pagú Leal
A coach indica três habilidades essenciais para uma boa oratória e ressalta que timidez não precisa ser uma grande barreira na área comunicativa

O TRE Entrevista desta semana recebeu a autora, roteirista, dubladora e diretora Pagú Leal – também reconhecida como coach de oratória – que veio até o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) para ministrar um curso de performance comunicativa.
Dentre as habilidades a serem desenvolvidas para uma melhor performance, Pagú destacou as três mais importantes na prática da oratória. “Nossa capacidade de síntese, ou seja, falar o que realmente interessa. A nossa articulação, que representa a limpidez com que falamos e ainda inclui o volume da voz na hora do discurso. E, por fim, o propósito do nosso pronunciamento, visando respostas concisas e articuladas”.
Timidez é um problema?
De acordo com Pagú, a timidez não necessariamente será um obstáculo insuperável na área da oratória. A coach afirma que o domínio e preparo do assunto que se fala são essenciais para a sustentação oral e, principalmente, para evitar qualquer indício de timidez ou constrangimento.
A dica de Pagú para pessoas tímidas é que “observem mais o entorno delas do que as próprias sensações relacionadas a aquilo que elas estão vivendo”, diz.
Feedbacks
“Um feedback é dado com educação”, ressalta Pagú. Segundo a coach em oratória, todas as pessoas querem um feedback profissional, desde que ele seja passado de maneira correta e construtiva.
Ela ainda indica a importância do elogio na hora de abordar uma pessoa que precisa de um feedback. “Mostre um ponto positivo primeiro e depois diga o que pode ser melhorado”, diz Pagú.
A entrevista completa pode ser acessada no canal do TRE-PR no Youtube.
Texto: Thiliane Leitoles Trombini
Arte: Simone Hembecker
Supervisão: Paulo Cezar Ribeiro
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR
Siga-nos no Twitter, no Instagram e no Spotify
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

