TRE-PR realiza simulação de votação com EPI’s
Simulação no Fórum Eleitoral de Curitiba analisou o tempo demandado para cada etapa de votação conforme protocolos de segurança preventivos à Covid-19
Nesta terça-feira (28), ocorreu a simulação de votação de uma seção eleitoral com os EPI’s (equipamentos de proteção individual) no Fórum Eleitoral de Curitiba para calcular o tempo aproximado que o eleitor levará em cada etapa de votação tomando os cuidados de distanciamento e de prevenção à Covid-19. Houve simulação de fila, demarcação de distância e uso de álcool gel, entre outros procedimentos de segurança que serão adotados nas próximas eleições.
Segundo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Tito Campos de Paula, a simulação fornece parâmetros do que irá ocorrer nas Eleições 2020 e destaca que “o que a gente tem que levar em consideração é que, embora sejam necessários poucos segundos para um eleitor votar, esse tempo tem que ser multiplicado por quatrocentos ou quinhentos para se chegar ao tempo total de votação dos eleitores de uma seção eleitoral real”.
O diretor-geral do Tribunal, Dr. Valcir Mombach, afirma que “a simulação verificou o tempo que eleitor deve demorar dentro dos novos protocolos de segurança - na cabine de votação, na identificação, na entrada da porta da seção até a saída – para, desta forma, evitar filas e aglomerações no dia do pleito”.
EAD
A coordenadora do Planejamento Estratégico do TRE-PR, Solange Maria Vieira, conta que a simulação também serviu para embasar a produção de conteúdo da capacitação dos mesários, que ocorrerá à distância, dentro da nova realidade de votação.
O conteúdo de treinamento dos mesários está sendo realizado por um grupo de trabalho formado pela Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), pela Coordenadoria de Planejamento Estratégico e por servidores de zonas eleitorais de Curitiba e do interior. Dentre os integrantes desse grupo, estiveram presentes na simulação a coordenadora executiva da EJE, Juliana Paula Zigovski, e os chefes de cartório da capital Claudemir Pereira de Carvalho (3ª ZE), Nilton Luiz Drabeski Dudziak (176ª ZE), Olivio Tullio Neto (174ª ZE) e Sandra Regina Romanel Pianowski (175ª ZE).
Texto: Beatriz Pereira Tedesco
Foto: Elisabete Silvia Petrorossi
Revisão: Melissa Diniz Medroni
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR
Siga-nos no Twitter, no Instagram e no Spotify
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube