Ouvidoria do TRE-PR soluciona mais de três mil demandas durante o atendimento remoto
Setor ofereceu suporte para que a prestação do serviço público fosse rápida e efetiva em meio às contingências provocadas pela pandemia do Covid-19
A Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) registrou o atendimento de 3.146 demandas entre o dia 19 de março e 8 de maio de 2020, período que compreendeu o final de prazo para os eleitores resolverem pendências com a Justiça Eleitoral antes do fechamento do cadastro e o início do trabalho remoto devido à pandemia do Covid-19, com a suspensão dos atendimentos presenciais nos fóruns eleitorais.
De acordo com o juiz ouvidor e membro da Corte, Dr. Thiago Paiva dos Santos, que assumiu neste ano a gestão da Ouvidoria, “o setor atua como uma ponte entre o eleitor e a Justiça Eleitoral, oferecendo suporte para que a prestação do serviço público seja rápida e efetiva”.
O magistrado afirma que o período de pandemia exigiu que a forma de atendimento da Ouvidoria fosse repensada e, segundo ele, o trabalho só se tornou efetivo “graças a toda estrutura tecnológica disponibilizada e ao trabalho humano e sensível de dezenas de servidores que colaboraram de forma extraordinária, garantindo resposta a todos os eleitores”.
Principais dúvidas
Segundo a servidora Mariana Pirih Cordeiro, do total de atendimentos, 2.989 aconteceram apenas nos meses de abril e maio. Para suprir a grande demanda do período, foi montada uma equipe de apoio com servidores de outras unidades do Tribunal.
A concessão do auxílio emergencial pelo Governo Federal, que inicialmente previa a necessidade de o cidadão estar regular com a Justiça Eleitoral para receber o benefício, motivou centenas destes atendimentos. O eleitor também procurou a Ouvidoria para efetuar críticas, elogios, sugestões, denúncias e reclamações. Em abril, 94% dos contatos foram em busca de informações.
O trabalho da Ouvidoria continua sendo realizado pelos canais oficiais:
E-mail: ouvidoria@tre-pr.jus.br
Tel.: (41) 3330-8474
Texto: Thiliane Leitoles Trombini
Arte: Simone Hembecker
Supervisão: Melissa Diniz Medroni
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR
Siga-nos no Twitter, no Instagram e no Spotify
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube