TSE elogia Central de Combate à Desinformação do TRE-PR

Presidente da Justiça Eleitoral paranaense, desembargador Tito Campos de Paula, recebeu os cumprimentos da ministra Rosa Weber, presidente do TSE

Banner de uma gralha azul onde se lê Gralha ConfereTSE elogia Central de Combate à Desinformação do TRE-PR

A Central de Combate à Desinformação Gralha Confere, que será lançada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) para checar informações duvidosas sobre as urnas eletrônicas e o processo eleitoral nas Eleições 2020, motivou um ofício elogioso da presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber.

Em documento enviado no último dia 6 de maio, a ministra cumprimentou o presidente do TRE-PR, desembargador Tito Campos de Paula, pela iniciativa, cujos objetivos, segundo ela, “estão alinhados com os propósitos visados pelo Programa de Enfrentamento à Desinformação do TSE”.

Gralha Confere

A agência de checagem do TRE-PR vai disponibilizar um número de telefone móvel para a população enviar, via aplicativo de mensagens, links de notícias duvidosas sobre a segurança do processo eletrônico e a legitimidade da Justiça Eleitoral. A Central vai avaliar a veracidade dos dados.

As informações checadas serão divulgadas em site próprio e nas redes sociais, tanto do TRE-PR quanto das instituições parceiras, como Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Associação Comercial do Paraná (ACP), Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (IPRADE) e Polícia Militar, entre dezenas de órgãos e instituições que já sinalizaram adesão ao projeto no Paraná.

 

Texto: Melissa Diniz Medroni
Arte: Simone Hembecker
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR

 

Siga-nos no Twitter, no Instagram e no Spotify

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Acesso rápido