Nota de esclarecimento: cobertura das Eleições 2020
Além de orientar seus servidores, TRE-PR também orienta todos os colaboradores e mesários da Justiça Eleitoral a sempre respeitar os princípios da liberdade de expressão, de comunicação e do direito à informação
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) recebeu um relato de que um profissional da imprensa teria enfrentado dificuldades para realizar a cobertura das Eleições 2020 em Curitiba. O Tribunal informa que, além de orientar seus servidores, também orienta todos os colaboradores e mesários da Justiça Eleitoral, que são cidadãos que atuam praticamente apenas no dia das eleições, a sempre respeitar os princípios da liberdade de expressão, de comunicação (art. 5º, IX, CF) e do direito à informação (art. 220, CF).
A Justiça Eleitoral do Paraná acredita que o registro realizado pelos veículos de comunicação do trabalho de mesários e colaboradores e da movimentação de eleitores nos locais de votação é fundamental para dar transparência ao processo eleitoral e levar informações em tempo real para a população.
A política do TRE-PR sempre foi a de não limitar o acesso de jornalistas aos locais de votação. Neste ano, por causa da pandemia de Covid-19, as orientações repassadas aos mesários e colaboradores seguiram o protocolo sanitário estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para evitar aglomerações e respeitar o distanciamento mínimo, a fim de proteger a saúde e minimizar o risco de disseminação do vírus.

