TRE-PR ilumina a fachada do edifício-sede em apoio à campanha Novembro Azul
Objetivo é a conscientização da população masculina sobre o câncer de próstata
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) aderiu mais uma vez à campanha Novembro Azul para reforçar a importância da prevenção, exames regulares e diagnóstico precoce do câncer de próstata. A iluminação é uma iniciativa da Secretaria de Gestão de Serviços (SECGS) para fortalecer o alerta perante os homens. Durante todo o mês, o edifício-sede do Tribunal - localizado no Prado Velho, em Curitiba - será iluminado de azul. No mesmo período, a campanha será lembrada, de forma simbólica, com um laço azul na tela inicial dos computadores, na rede interna do Tribunal.
O Novembro Azul foi criado no início dos anos 2000, na Austrália, quando um grupo de pessoas decidiu deixar a barba crescer para chamar a atenção da população sobre o tema. O movimento ficou conhecido como Movember (uma junção das palavras "bigode" e "novembro", em inglês). No Brasil, a campanha foi lançada pela primeira vez em 2011, por iniciativa do Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL).
A doença
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), este tipo de tumor é o segundo mais comum entre pessoas do sexo masculino no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Ainda de acordo com a instituição, a estimativa é que, em 2020, haja 65.840 novos casos da doença no país. Em sua fase inicial, a evolução é silenciosa, assim, é comum os pacientes não apresentarem sintomas. Por isso, torna-se fundamental a realização de exames para a detecção precoce, possibilitando uma melhor chance de tratamento.
Entre os fatores que aumentam o risco de câncer de próstata, estão: idade acima de 50 anos (pois a incidência e mortalidade, nesses casos, cresce significativamente); fatores genéticos (como a ocorrência da doença na família em homens com menos de 60 anos); excesso de gordura corporal; e exposição a determinados tipos de substâncias e materiais (como, arsênio, aminas aromáticas, produtos de petróleo, fuligem, entre outros).
Texto: Carla Tortato
Revisão: Melissa Medroni
Foto: Arquivo TRE-PR
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube