Instituto Mais Cidadania e TRE-PR lançam app com jogo para combater a desinformação
Conteúdos do game são criados a partir das checagens do Gralha Confere, projeto da Justiça Eleitoral do Paraná

Nesta sexta-feira (16), às 17h, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Tito Campos de Paula, e Dr. Roosevelt Arraes, do Instituto Mais Cidadania lançam o aplicativo "Fake ou News", um jogo sobre o processo eleitoral. Cartas do app foram obtidas a partir de informações da Central de Combate à Desinformação Gralha Confere, projeto de checagem de notícias da Justiça Eleitoral do Paraná do qual o Instituto é um dos parceiros.
Informação digital
Inicialmente, o "Fake ou News" foi concebido em um jogo de cartas, mais complexo e com mais variáveis, aplicado pela Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR) para estudantes que visitavam o TRE-PR. Por conta da pandemia do Covid-19, a equipe organizadora optou pela migração para o ambiente digital. A novidade estará disponível para download nas plataformas iOS ou Android.
Em formato de aplicativo, o jogo desafia o usuário por uma mensagem referente ao processo eleitoral. Caso o jogador considere o conteúdo da mensagem verdadeiro, deve escolher compartilhar a informação, mas, se considerar o conteúdo falso, então deverá apagar a mensagem. Depois de dez mensagens, o jogador recebe uma pontuação de acordo com o seu desempenho.
"Por meio do jogo, as pessoas vão conhecendo as regras e as informações mais importantes sobre as eleições e são estimuladas a não compartilhar notícias falsas", explica Roosevelt. O objetivo é que o app seja utilizado pelo maior número possível de usuários para que as pessoas se sintam estimuladas a compartilhar apenas conteúdos verdadeiros.
Concepção
A ideia surgiu com o professor Rodolfo Stancki, que estuda o fenômeno das fake news e gostaria de conscientizar mais pessoas sobre o uso adequado das redes sociais e da internet. O jogo foi criado e produzido pela equipe do Instituto Mais Cidadania e colaboradores. Os envolvidos no projeto são Eduardo Seino Wiviurka, Luca Meneghin Macuco, Luiz Gustavo de Andrade, Maria Claudia Sawasaki, Paulo Henrique de Carvalho, Rodolfo Stancki e Roosevelt Arraes.
Leia mais
13.10 - Núcleo de Estudos da UFPR ajuda a combater a desinformação em parceria com a Justiça Eleitoral
06.08 - Central de Combate à Desinformação GralhaConfere já conta com 46 instituições parceiras
22.07 - TRE-PR lança a GralhaConfere, primeira agência de checagem da Justiça Eleitoral
Texto: Beatriz Tedesco
Foto: Reprodução/ Fake ou News
Tratamento de imagem: Victor Borges Machado
Revisão: Melissa Medroni
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR
Siga-nos no Twitter, no Instagram e no SoundCloud
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube