Escola de Itaperuçu (PR) elege representantes mirins
Ação faz parte do projeto Parlamento Jovem, do TRE-PR

Na última quinta-feira (12), estudantes do 3º ano da Escola Monte Horebe, instituição de ensino particular localizada em Itaperuçu (PR), elegeram seus representantes mirins. A escola, que concebeu o Projeto MH Cidadão, firmou parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) para adequar seu projeto original (que elegeria apenas prefeito e vice) ao Parlamento Jovem, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), com o objetivo de proporcionar aos jovens estudantes a vivência de um processo eleitoral.
O Projeto Parlamento Jovem, que conta com a parceria dos cartórios eleitorais, teve a participação direta do chefe da 156ª ZE de Rio Branco do Sul, Paulo Cezar Ribeiro, que prestou todo o suporte necessário à eleição, preparando a urna, treinando mesários e acompanhando a votação.

Aluna escolhe seus representantes usando a urna eletrônica

Com protocolos de segurança, as famílias prestigiaram a votação
Com 57 votos contra 33, a chapa eleita para os cargos de prefeito e de vice-prefeito é composta por
Glória Costa Sielski (prefeita) e Isabelly Moraes de Castro (vice-prefeita)
; já os vereadores mirins eleitos são os alunos João Ismael Caetano de Oliveira, Luiz Gustavo Canuto de Jesus Guimarães, Maria Isabelly Camargo de Lara, Melissa Leal Guimarães, Milena Lauis Moreira dos Santos e Pedro Luiz Cordeiro Antoniacomi.

Alunos eleitos comemoram resultado da eleição
A importância da experiência
A prefeita mirim eleita, Glória Costa Sielski , revelou que decidiu se candidatar porque acredita poder contribuir para melhorar sua escola e sua cidade. Já a diretora da escola, a professora Suzane Oliveira Vidal, justificou a realização do projeto por considerar a vivência política dos estudantes fundamental para que eles se tornem protagonistas na cidade onde moram, com conhecimento acadêmico e com valores e princípios bem fundamentados. Além da diretora, também contribuíram para o desenvolvimento do projeto na escola a coordenadora Simeia Ribeiro e as professoras Adélia de Oliveira Ramos Santos, do 3º ano A, e Carla Cristina Saldanha Machado, do 3º ano B.
Siga-nos no
Twitter
,
Instagram
,
SoundCloud
,
TikTok
e
LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

