Estudantes de 4 e 5 anos recebem visita da Escola Judiciária Eleitoral
Objetivo da visita foi apresentar a urna eletrônica
Na última sexta-feira (27), a chefe da Seção de Gestão de Programas Institucionais (SGPI) da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), Mary Natsue Ogawa, em companhia do estagiário da seção, Jacson Lucas Simões Lima Ferreira, visitou o CMEI Eucaliptos, localizado no bairro Alto Boqueirão, em Curitiba. O objetivo da visita foi apresentar aos pequenos estudantes a urna eletrônica, comentando algumas características do processo de votação oficial, como o sigilo do voto, além deconduzir a votação simulada prevista no Projeto Direitos Humanos e Democracia, desenvolvido pelo CMEI Eucaliptos. A escola tem 120 alunos divididos em cinco turmas, das quais três (Maternal II, Pré I e Pré II), com alunos de idades entre 4 e 5 anos, estão participando do projeto.
O professor Rudá Morais Gandin esclareceu que a ideia de trabalhar com os jovens estudantes temas como eleições e democracia surgiu da expectativa de desenvolver um projeto sobre direitos humanos. Ele relatou que, após reflexões, chegou-se à conclusão de que seria o momento de apresentar às crianças o funcionamento do sistema representativo. Para o professor, ao contrário do que pode parecer à primeira vista, a pouca idade dos alunos é um fator que justifica ainda mais a realização do projeto, tendo em vista que, para as crianças, tudo é novo: eleições, cargos políticos e órgãos públicos, como prefeituras e câmaras de vereadores.
Mas isso não quer dizer que os pequenos não consigam rapidamente apreender os conceitos trabalhados. Durante a visita, em conversa com os representantes do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), a aluna Lívia, de 5 anos, resumiu de forma bastante consciente eobjetiva o conceito de democracia: “saber ganhar e saber perder”.
Além do professor Rudá (Pré II), também estiveram presentes à visita da EJE-PR ao CMEI Eucaliptos a diretora da escola, Tania Mara Heiden Vieira; a pedagoga Edilene do Rocio Cordeiro de Andrade Kuriyama; as professoras do Maternal II, Sueli Barbosa e Mylla Ribeiro da Silva; as professoras do Pré I, Ketlin Karin da Silva Nascimento Alves e Lucimara SantiniFanini Rosa; e a companheira de turma do professor Rudá no Pré II, Wanisa Andreia Stuchi Alves.
Texto e imagem: EJE-PR
Tratamento de imagem: Natália Elena de Sousa
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube