Memórias Eleitorais: Justiça Eleitoral do Paraná inaugura fóruns eleitorais - parte 2
O interior do estado já contava com 36 fóruns eleitorais. Faltava o da capital
Em 2008, sete anos após o início do pioneiro projeto de construir fóruns eleitorais no interior paranaense, a Justiça Eleitoral do Paraná já contava com 36 estruturas próprias em funcionamento nas maiores cidades do estado. Mas Curitiba ainda não possuía seu Fórum Eleitoral e tanto a Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) quando os Cartórios Eleitorais funcionavam no edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Dois anos antes, em 2006, a Justiça Eleitoral adquiriu um terreno medindo 8.400 m² localizado no número 55 da mesma Rua João Parolin, no Prado Velho, em frente à sede do Tribunal. Ainda naquele ano, no dia 19 de dezembro, o então presidente do TRE do Paraná, desembargador Clotário de Macedo Portugal Neto, fez o lançamento da pedra fundamental do Fórum Eleitoral de Curitiba, na companhia do vice-presidente e corregedor, desembargador José Antonio Vidal Coelho, dos membros da Corte doutores Renato Cardoso de Almeida Andrade, Renato Braga Bettega, José Carlos Dalacqua, João Pedro Gebran Neto e Munir Abagge, além do procurador regional eleitoral Néviton de Oliveira Batista Guedes e do diretor-geral Ivan Gradowski.
Dr. Renato Andrade, deputado federal Luiz Carlos Hauly, Des. Clotário de Macedo Portugal Neto, Dr. Munir Abagge, Dr. Néviton de Oliveira Batista Guedes e Dr. Ivan Gradowski
O crescimento da capital e a necessidade de um espaço maior para melhor atender ao eleitorado fez com que a obra se justificasse. O novo prédio abrigaria as dez Zonas Eleitorais de Curitiba, a CAE, o depósito de urnas, além das salas de audiência e de treinamento de mesárias e mesários. O projeto conceitual, de autoria do arquiteto Abrão Assad, contaria com três pavimentos e teria 13.000 m² de área construída.
Fórum Eleitoral de Curitiba
A obra, executada pela Construtora Cherem, da cidade de Lavras, em Minas Gerais, foi erguida ao longo de 22 meses, devidamente supervisionada pela Comissão de Obras do Tribunal sob a presidência do atual diretor-geral, Valcir Mombach, e com recursos oriundos de emenda de toda a bancada parlamentar do estado do Paraná no Congresso Nacional, apresentada ainda no ano de 2006. E finalmente, no dia 15 de outubro de 2008, entre o primeiro e o segundo turno das eleições municipais daquele ano, o desembargador Ângelo Ithamar Scucato Zattar, que era o presidente do TRE-PR à época, inaugurou as instalações do Fórum Eleitoral de Curitiba, batizado com o nome de Roberto Pacheco Rocha, ex-presidente do Tribunal que deu início ao projeto de construção dos fóruns eleitorais paranaenses.
Fórum Eleitoral de Curitiba
Em seu discurso na cerimônia de inauguração, a então diretora-geral Ana Flora França e Silva fez menção a uma frase sempre dita pelo ex-diretor Ivan Gradowski destacando a beleza de um novo fórum inaugurado em relação ao anterior. Ela afirmou então que o Fórum Eleitoral de Curitiba era o mais bonito já construído e que não haveria outro para ser comparado com ele, nem antes e nem depois. E tinha toda a razão.
Texto: Marden Machado
Revisão: Melissa Medroni e Beatriz Tedesco
Imagem: Acervo CCS TRE-PR
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR
Siga-nos no
Twitter
,
Instagram
,
SoundCloud
,
TikTok
e
LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube