TRE-PR apresenta atividades do Laboratório de Inteligência, Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o público interno
Evento contou com a presença da conselheira do CNJ doutora Maria Tereza Uille Gomes

Nesta quarta-feira (12), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Tito Campos de Paula, participou do evento de apresentação do Laboratório de Inteligência, Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS) para o público interno da instituição, com a presença da conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), doutora Maria Tereza Uille Gomes.
O evento, batizado de Transforma TRE-PR, mostrou os principais conceitos do setor de inovação, com destaque para os significados, dimensões, dificuldades e oportunidades oferecidas para o aprimoramento e facilitação de rotinas de trabalho.
Durante o evento, realizado de forma on-line pela plataforma Zoom, o presidente do TRE-PR lembrou que o LIODS é de uso comum a todas as servidoras e servidores, a pessoas terceirizadas e também ao eleitorado. “Quando a gente fala em inovação, falamos em inteligência, isso não é privilégio de uma só pessoa ou grupo, a inteligência está em cada ser humano. Cada um tem condição de apresentar uma solução para um problema” disse.
O diretor-geral do TRE-PR, doutor Valcir Mombach, ressaltou a importância das novas ideias, sobretudo neste período de recursos escassos, em que é necessário usar a criatividade. “O LIODS não é só voltado à questão do meio ambiente, da sustentabilidade e da inovação, mas também a questões técnicas como contratações e compras realizadas pelo Tribunal”, disse.
A conselheira do CNJ lembrou que o primeiro regional eleitoral a criar um LIODS foi o do Paraná. “A inovação acontece a partir da iniciativa de pessoas físicas, de quem integra essas instituições. São elas que promovem mudanças no dia a dia, na forma de gestão de processos no cartório, na gestão de sustentabilidade e na gestão em relação a criar uma nova solução para um problema”, declarou.
Também participaram, da equipe do LIODS do TRE-PR, as servidoras Claudia Afanio, Yna Honda, Paulo Cezar Ribeiro, Simone Hembecker, Cláudia Valéria Bevilacqua Gonçalves, Maria Carolina Marques Gomes (atendimento no chat) e pessoas convidadas.
Simone criou e apresentou, ao final do encontro, a ata da reunião em forma de arte gráfica, na qual resumiu os principais pontos discutidos na ocasião, como a importância da criatividade e da inovação no setor público, as mudanças necessárias para realizar as Eleições 2020 em meio ao cenário de pandemia, a participação e o diálogo como fundamentais para o aprimoramento e, sobretudo, o olhar humano e a empatia sobre as atividades da instituição.
Texto: Carla Tortato
Revisão: Melissa Medroni e Beatriz Tedesco
Foto: Reprodução
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube