Um ano de pandemia: Secretaria de Orçamento, Finanças e Contabilidade do TRE-PR tem mudança na rotina e garante bom desempenho na realização das atividades
Setor teve que se adaptar às novas formas de trabalho e comunicação, mas conseguiu superar as metas previstas para 2020
Desde o início da pandemia, há cerca de um ano, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) promoveu uma série de adaptações para dar continuidade aos serviços e atividades realizadas. Para a Secretaria de Orçamento, Finanças e Contabilidade (SECOFC), foram necessárias medidas que garantissem o funcionamento do setor de forma remota e a manutenção do bom desempenho da equipe.
Em continuidade a série sobre um ano do início da pandemia, o secretário da SECOFC, Helton José Sanchez fala, a seguir, sobre as mudanças ocorridas, os desafios superados e as perspectivas para o futuro da secretaria. Confira:
1. Quais adequações foram feitas pela secretaria durante o período de pandemia?
Já tínhamos uma comunicação eficiente entre todo o time, então buscamos equipamentos que faltavam para o trabalho remoto e o estabelecimento de rotinas de controle das atividades entre a secretaria, as coordenadorias e as seções, com constantes avaliações de desempenho.
2. Quais foram as principais dificuldades superadas?
Creio que o grande desafio foi a comunicação, e o acompanhamento à distância, mas assim que pudemos avaliar o bom andamento dos processos, e o desempenho ultrapassando as expectativas, constatamos a superação de todo e qualquer impasse e, mais que tudo, a superação dos receios.
3. Quais mudanças devem permanecer após a pandemia?
Tudo vai depender de todas as avaliações que o Tribunal venha a realizar em um momento próximo mas, quer nos parecer, estejamos caminhando à construção de novo modelo, que nos permita atingir todos os objetivos planejados.
4. O cronograma de atividades de 2020 foi todo cumprido?
Sim, totalmente, inclusive com a antecipação de demandas antes previstas para este exercício de 2021. Na avaliação realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral, atingimos um excelente nível de desempenho, melhorando as marcas anteriormente registradas e que já eram muito boas. Obviamente que a cultura da instituição foi determinante, os méritos pertencem a todas as áreas, todos os servidores.
5. Quais são os próximos desafios?
Precisamos manter o foco e buscar incessantemente a melhoria dos processos, maximizar os recursos humanos e os financeiros e ainda trabalhar na redução das perdas orçamentárias. Precisamos fazer mais com menos, porque como consequência do enfrentamento da pandemia, há a possibilidade e a probabilidade de que venhamos a ter um contingenciamento de recursos orçamentários, portanto, o grande desafio é que estejamos devidamente preparados e é para isto que estamos trabalhando.
Leia mais:
18.03 - Um ano de pandemia: Secretaria de Gestão de Serviços do TRE-PR supera desafios
Texto: Carla Tortato
Revisão: Melissa Medroni
Foto: Bernardo Gonzalez
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube