No aniversário de Curitiba, mesários falam sobre trabalho voluntário nas eleições e sobre sua relação com a cidade
Sentimentos de visibilidade e pertencimento motivam mesários em Curitiba
Nesta segunda-feira (29), é celebrado o 328° aniversário de Curitiba. Para marcar a data, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) conversou com eleitores que trabalham de forma voluntária nas eleições em busca de um futuro melhor para a cidade.
Visibilidade
Nascida em Curitiba, a bancária Charlotte Dorigon Passos, 34 anos, afirma que adora a capital pela sua diversidade de parques e de áreas verdes. Com deficiência auditiva desde a infância, começou a fazer trabalho voluntário na Associação dos Surdos de Curitiba (ASC) e, mais tarde, voluntariou-se também como mesária nas eleições. Segundo ela, a acessibilidade ainda é um assunto no qual a cidade pode avançar, assim como na educação, sobretudo em temas ligados à inclusão, política e direitos constitucionais.
Nas Eleições 2020, Charlotte atuou como coordenadora de acessibilidade. “Esperava encontrar alguma dificuldade, mas fui positivamente surpreendida. Os eleitores, que eram em sua maioria idosos, foram pacientes aceitando o fato de eu não falar. Eu apontava onde seria a sala deles e a gente se entendia. Foi uma forma de, com a minha atuação, dar visibilidade às pessoas surdas”, comenta.
Espírito de justiça
Rui Romualdo da Conceição, de 64 anos, nasceu em São Paulo (SP) e veio em 1999 para Curitiba, onde mora até hoje. Logo que chegou à capital paranaense, o técnico em Mecânica na Gerência de Suprimentos e Logística da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) decidiu voluntariar-se como mesário, função que segue exercendo a cada nova eleição. Segundo ele, atender às pessoas e ajudá-las a votar é um trabalho simples, mas muito gratificante.
Ao todo, Rui colaborou com a Justiça Eleitoral do Paraná em dez eleições, nas quais acompanhou a transição do voto em papel para o eletrônico. Com base na sua experiência, destaca a credibilidade do sistema eletrônico de votação e a agilidade de divulgação dos resultados. “Sou da época em que a contagem dos votos era manual e em que havia um fiscal para cada pessoa que contava voto”, lembra.
Rui comenta que, para o futuro, espera que Curitiba siga colocando as pessoas certas no poder para que as necessidades de todos sejam atendidas de forma responsável e justa. “Me sinto, mesmo que como voluntário, parte de todo esse espírito de justiça e respeito com o nosso povo”, declara.
O eleitorado curitibano
Atualmente, Curitiba tem uma população estimada de 1.948.626 pessoas, das quais 1.349.888 (69,27%) estão aptas a votar. Desde que conquistaram o direito de voto, em 1932, o número de eleitoras mulheres cresceu consideravelmente, a ponto de hoje representarem a maioria (53,87%) do eleitorado da capital paranaense.
Fundação de Curitiba
A cidade foi “fundada” em 1693, inicialmente com o nome de Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, quando o capitão-povoador Matheus Martins Leme promoveu a primeira eleição para a Câmara dos Vereadores, de acordo com o exigido pelos portugueses à época.
A mudança para o nome Curitiba, que em guarani significa "grande quantidade de pinheiros”, só aconteceu em 1721, com a visita do ouvidor português Raphael Pires Pardinho. O magistrado também foi uma das primeiras autoridades a se preocupar com a questão ambiental da cidade.
O primeiro prefeito de Curitiba a tomar posse foi José Borges de Macedo, que exerceu o cargo entre 1835 e 1838. Foram mais de 50 anos até que o segundo prefeito, Cândido Ferreira de Abreu, assumisse o mandato, em 1892. Nessa época, a cidade já havia sido escolhida como a capital do Paraná, menos de um ano depois de o estado ter se tornado uma província independente de São Paulo, o que aconteceu em 19 de dezembro de 1853.
Texto: Carla Tortato
Revisão: Melissa Medroni / Beatriz Tedesco
Arte: Thiago Tolotti
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube