Ouvidoria do TRE-PR apresenta Relatório de Atividades 2020
Documento, disponível no site do Tribunal, dá transparência às ações realizadas pela Ouvidoria e apresenta dados estatísticos sobre as demandas dos eleitores
A Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) lançou o Relatório de Atividades 2020 referente aos atendimentos e ações realizados ao longo do ano passado. O documento dá transparência aos serviços realizados e apresenta dados estatísticos relativos às demandas dos eleitores.
Formulado em cumprimento ao art. 21 da Resolução N°860/2020, o relatório foi apresentado ao presidente do TRE-PR, desembargador Tito Campos de Paula, ao vice-presidente e corregedor do TRE-PR, desembargador Vitor Roberto Silva, e ao diretor-geral do TRE-PR, doutor Valcir Mombach, no dia 16 de março (foto), quando também foi lançado o selo oficial comemorativo aos dez anos da Ouvidoria.
De acordo com o Dr. Thiago Paiva dos Santos, juiz membro da Corte e ouvidor do TRE-PR, o trabalho desenvolvido somente foi possível graças ao apoio da administração do Tribunal e ao comprometimento dos servidores em buscar a excelência como padrão de qualidade no atendimento ao público. "Além do eficaz atendimento das demandas sobre os serviços prestados pela Justiça Eleitoral, a Ouvidoria desenvolve projetos que, de forma ágil, objetiva, simples e acessível, reforçam a transparência e fortalecem a imagem da Justiça Eleitoral como instituição garantidora de direitos e do regime democrático”, declara.
O relatório
Ao longo de 2020, ano eleitoral, a Ouvidoria do TRE-PR atendeu a 14.709 solicitações (incluindo reclamações, sugestões, dúvidas e elogios) pelos diversos canais de atendimento. Houve um aumento de aproximadamente 361,53%, em relação ao ano anterior, em que foram 3.187 requisições. As formas de comunicação mais comuns foram por e-mail/formulário eletrônico (62,03%), por telefone (32,62%) e por WhatsApp (5,31%).
O tempo médio de atendimento da Ouvidoria do TRE-PR foi de, aproximadamente, cinco horas, superando as metas estabelecidas pelo Indicador 7 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determinava até três dias úteis para responder às solicitações em ano eleitoral.
Outro ponto de destaque positivo apontado pelo relatório foram os resultados da pesquisa de satisfação do eleitor. Dos 310 atendimentos avaliados, todas as categorias foram consideradas majoritariamente “ótimas” pelos solicitantes, sendo: qualidade no atendimento (85,80%), tempo de espera (77,42%), solução do problema (68,71%) e acessibilidade (64,19%).
Serviço de Informações ao Cidadão
Em cumprimento à Lei de Acesso à Informação (Resolução CNJ N° 215/2015), a página do Serviço de Informações ao Cidadão (SIC)permite o acesso a dados públicos disponibilizados pelo TRE-PR, promovendo a transparência e mantendo a sociedade informada. Ao todo, por esse canal, foram recebidas 263 solicitações sobre diversos assuntos, sobretudo alistamento, certidões, consultas por número do título, regularização e dados sobre concursos.
Outras realizações
Em 2020, a equipe da Ouvidoria do TRE-PR foi ampliada para atender as demandas decorrentes dos serviços remotos e do período eleitoral. Passaram a integrar a equipe quatro servidores e duas contratadas, todos formados em Direito e com experiência em atendimento ao público. Isso contribuiu para que o Tribunal conquistasse a categoria Diamante, colocação máxima do Prêmio CNJ de Qualidade.
A Ouvidoria do TRE-PR participou ainda de uma série de eventos para compartilhar boas práticas, aprimorar conhecimentos e aperfeiçoar a comunicação on-line. Além disso, foi promovida a campanha “A melhoria dos serviços da Justiça Eleitoral está cada vez mais em suas mãos” por meio da afixação de cartazes em locais públicos com a disponibilização de QR Code para acesso aos serviços disponíveis.
Canais de atendimento
A Ouvidoria do TRE-PR está disponível para solicitações dos eleitores por formulário eletrônico, por e-mail (ouvidoria@tre-pr.jus.br), por telefone (3330-8474 e 3330-8844) e via WhatsApp pelo número (41) 9631-9920. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira das 12h às 19h, porém o contato presencial permanece suspenso, em decorrência da pandemia.
Texto: Carla Tortato
Revisão: Melissa Medroni e Beatriz Tedesco
Foto: Everton Bahl Grabski
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR
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