Um ano de pandemia: Secretaria de Gestão de Serviços do TRE-PR supera desafios

Área divulgou e executou medidas de segurança sanitária, implantou novos serviços telefônicos e distribuiu equipamentos de proteção e materiais usados nas eleições

Foto de Silmara Aparecida Laskoski, secretária de Gestão de Serviços
Silmara Aparecida Laskoski, secretária de Gestão de Serviços

Desde o início da pandemia, há um ano, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) teve que realizar uma série de adaptações para dar continuidade à prestação dos trabalhos jurisdicionais e administrativos, respeitando as normas de segurança sanitária e a restrição da circulação de pessoas.

Muitas das inovações implementadas pela presidência do desembargador Tito Campos de Paula e pelo diretor-geral, doutor Valcir Mombach, foram executadas pela Secretaria de Gestão de Serviços (SECGS), responsável por planejar e gerenciar os serviços de manutenção e administração predial, obras, segurança institucional, transporte, expedição e apoio administrativo.

A seguir, a secretária de Gestão de Serviços, Silmara Aparecida Laskoski, fala sobre os principais desafios superados, as mudanças que vieram para ficar e quais são os próximos passos.

1. Quais adequações foram feitas pela secretaria durante o período de pandemia?

Inicialmente, nossa secretaria divulgou orientações para que os servidores que estivessem em trabalho presencial mantivessem as salas sempre abertas e ventiladas, respeitassem o distanciamento necessário, até mesmo nas estações de trabalho, e fizessem uso de máscaras e álcool em gel.

Além disso, foram inseridos e mantidos em 2020 e em 2021 os serviços relativos ao protocolo de medição de temperatura no ingresso de pessoas nas dependências das edificações da Sede e do Fórum Eleitoral de Curitiba, sob orientação e supervisão da equipe de segurança.

Mediação de temperatura de servidores na entrada de veículos no edifício-sede

Mediação de temperatura de servidores na entrada de veículos no edifício-sede

Secretaria implantou medição de temperatura na entrada de visitantes

Secretaria também implantou medição de temperatura na entrada de visitantes

Quanto aos serviços, foram passadas orientações para ampliar os cuidados na limpeza (desinfecção das salas, locais e objetos de maior contato com álcool 70%) e providenciada a sanitização de ambientes e a limpeza dos equipamentos de ar-condicionado da capital com os mesmos produtos utilizados em hospitais. Nesse panorama, foi necessário o retorno da utilização de materiais descartáveis, bem como a disponibilização de álcool em gel e líquido em todas as áreas e a utilização de tapetes sanitizantes.

No que se refere às adequações necessárias, foi providenciada a instalação de lavatórios na sede do Tribunal e no Fórum Eleitoral de Curitiba, na área externa, bem como em alguns fóruns do interior, e a desativação dos bebedouros públicos que contivessem bica para uso direto, além da aquisição de totens de álcool em gel para utilização nos imóveis da capital e fóruns da região metropolitana com maior número de atendimentos.

Totens de álcool em gel utilizados na capital e região metropolitana

Totens de álcool em gel utilizados na capital e região metropolitana

Relativamente à telefonia, houve o resgate do serviço descontinuado Siga-me em todas as linhas do interior e da capital, para que os servidores pudessem atender remotamente chamadas realizadas para os seus ramais, e a implantação da Unidade de Resposta Audível (URA), com a finalidade de permitir respostas automáticas às chamadas telefônicas. Diante da necessidade de ampliar os serviços executados por aplicativo de mensagens, foi efetivada a contratação emergencial de chips de dados para todo o interior. Além disso, para atendimento de eleitores, houve a criação emergencial do 0800, cujas melhorias permanecerão.

Igualmente, a logística para entrega dos materiais - kits de combate à Covid-19 - para todo estado do Paraná foi um grande desafio superado, por se tratar de ação imprevista e urgente, envolvendo diversas áreas do Tribunal: Secretaria de Gestão de Serviços, Secretaria de Gestão Administrativa e Coordenadoria de Planejamento Estratégico. Foram necessárias adequações nos veículos de carga, de modo a possibilitar o transporte de produtos perigosos, como álcool. Dessa forma, a distribuição de equipamentos de proteção individual e outras entregas essenciais, como as urnas, foram realizadas conforme a programação para as Eleições 2020. Nesse sentido, houve uma força-tarefa logística, envolvendo as áreas citadas, para recebimento, separação, carregamento e distribuição, aos fóruns eleitorais do interior, de materiais de prevenção à Covid-19 (álcool em gel, álcool líquido, máscara e face shield ), bem como cartazes informativos para todos os locais de votação. Foram utilizados, também, os serviços dos Correios para complemento da entrega de máscaras e álcool para o interior.

Foto da chegada de caminhões com materiais enviados pelo TSE

Chegada dos materiais enviados pelo TSE

Foto de caixas enviadas pelo TSE com materiais

Recebimento, separação, carregamento e distribuição exigiram força-tarefa logística

Foto de caminhão com materiais que foram distribuídos nos locais de votação para as Eleições 2020

Distribuição para as zonas eleitorais foi concluída um mês antes das eleições

Destacam-se ainda os trabalhos realizados para adequação dos serviços terceirizados, tendo em vista o novo formato de jornada, com redução do trabalho presencial nos imóveis do TRE-PR. Houve redução de algumas atividades e aproveitamento da mão de obra em outra atividade da mesma categoria contratada. No período de maior restrição à mobilidade, devido aos decretos estaduais ou municipais, houve negociação com as empresas para concessão de férias aos funcionários ou manutenção de banco de horas a ser utilizado em favor do TRE-PR. As ações propiciaram manter os empregos, sem redução de postos contratados.

2. Quais foram as principais dificuldades superadas?

Aprender a trabalhar à distância, superando dificuldades de comunicação impostas pela nova realidade; otimizar as ferramentas de trabalho a favor dos usuários; acompanhar as obras e serviços, com fiscalização exemplar; suprir as atribuições dos servidores que eventualmente se licenciaram em razão de enfermidade; e executar as atribuições com quadro de servidores e colaboradores reduzido.

Importante destacar, novamente, a logística para entrega célere de materiais e a implantação das adequações para o trabalho seguro em meio à pandemia. Dentre essas ações, houve necessidade de adequação dos veículos de carga para transporte de produtos perigosos (álcool), pois não era uma atividade rotineira, de modo que foi necessário buscar a legislação específica quanto ao tema e providenciar as adequações necessárias para o transporte.

Houve, ainda, incerteza sobre as datas e quantitativos dos materiais recebidos para utilização pelos mesários nas eleições, o que conferia ainda mais complexidade ao planejamento e certa apreensão, dado o exíguo prazo para entrega. No entanto, considerando todos os esforços conjuntos das áreas, foi possível realizar as entregas em tempo hábil, as quais foram finalizadas um mês antes das eleições.

3. Quais mudanças devem permanecer após a pandemia?

Deverão ser mantidos os cuidados com uso frequente de álcool e tapetes sanitizantes, além da limpeza intensificada, especialmente em áreas de uso comum e de grande circulação de pessoas.

Acredita-se, também, que a tendência é que sejam mantidos os serviços de telefonia com uso de chip de dados pelos cartórios eleitorais, para manter os atendimentos e comunicações por aplicativos de mensagens, o Disque-Eleitor pelo 0800, a Unidade de Resposta Audível e o Siga-me, este último para que os servidores possam atender chamadas mesmo estando fora do ambiente de trabalho.

Será mantida e intensificada acomunicação em geral (convocação de mesários, requisição de locais de votação, nomeações de secretários de prédios e auxiliares, etc.) por meio eletrônico e, dessa forma, será possível racionalizar o uso de veículos do TRE e os serviços dos correios.

Complementa-se que, com o modelo adotado de trabalho híbrido, presencial e remoto, por todos os servidores da Justiça Eleitoral, será mantido o formato de encontro para decisões, reuniões gerais e treinamentos utilizando-se as plataformas digitais.

4. O cronograma de atividades de 2020 foi todo cumprido?

O cronograma foi cumprido com muita eficiência. Cada servidor em home office melhorou seu desempenho nas atribuições que lhe competiam graças à diminuição do número de demandas internas relacionadas a chamados, ligações telefônicas e atendimentos pontuais nas edificações para solução de vazamentos, problemas elétricos e manutenção de ar-condicionado. Diante dessa nova realidade, os servidores conseguiram se planejar, dando conta das inúmeras atividades administrativas, otimizando o tempo e mantendo o padrão de atendimento nas contratações novas e suas respectivas execuções ao longo do ano.

5. Quais serão os principais desafios de 2021?

O grande desafio, a cada ano, é a execução integral ou maior que 90% do elevado montante orçamentário sob responsabilidade da Secretaria de Gestão de Serviços. Nessa atividade macro estão inclusas diversas ações que vão desde o planejamento das contratações novas, estudos de melhorias para sequência das contratações continuadas, gestão e fiscalização das execuções, controle financeiro, prestação de contas ao TRE com elaboração de relatórios e cumprimento de indicadores, dentre outras inúmeras atividades administrativas. Com essa perspectiva, permanecem os desafios de cumprimento de metas e prazos sob o novo formato de trabalho remoto e a falta de interação presencial da equipe, sendo essencial manter a equipe comprometida e saudável física e emocionalmente, uma vez que a pandemia gera incertezas pessoais e profissionais.

É patente que, com o novo modelo de trabalho, a parte de telefonia, aliada à tecnologia da informação, foi intensificada, desafiando-nos a promover melhorias para atendimento às necessidades crescentes do órgão, mas compatibilizando o aumento exponencial desses serviços ao restrito orçamento, reduzido a cada ano e com limites ainda menores devido aos reflexos da pandemia. Estão, dentre esses desafios, os projetos de serviços 0800 ou 4004 e o de telefonia voltada à Comunicação Unificada, com vistas a convergir todo o atendimento telefônico das zonas do Paraná, de forma integrada ao atendimento do projeto da Tecnologia da Informação e da Unidade de Resposta Audível.

Nesse panorama, é de extrema relevância identificar quais procedimentos adotados na pandemia serão duradouros, a exemplo da telefonia, a ponto de podermos prever eventuais adequações contratuais, a fim de atender a outro desafio: Projeto de Redução de Custos dos Contratos Continuados.

Texto: Laura Carlotto Borro
Revisão: Melissa Diniz Medroni
Fotos: Bernardo Gonzales (capa) e Arquivo TRE-PR
Tratamento de imagem: Victor Borges Machado
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR

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