Ação no Colégio Shirley Catarina Tamalu Machado, em São José dos Pinhais, promove alistamento eleitoral de jovens estudantes
Na mesma instituição, foi realizada também a eleição do Projeto Parlamento Jovem, com a escolha de vereadoras e vereadores mirins

Nesta quarta-feira (24), aconteceu uma ação da Semana do Jovem Eleitor no Colégio Shirley Catarina Tamalu Machado, no município de São José dos Pinhais. Durante o evento, foi realizado o alistamento de alunas e alunos da instituição, via plataforma Título Net . Pelo menos cem estudantes, que estão na faixa etária alvo do projeto, puderam participar.
A semana do Jovem Eleitor acontece entre os dias 22 e 26 de novembro. O objetivo é aumentar o interesse e estimular o alistamento das pessoas entre 16 e 18 anos que têm o direito de votar, mas não a obrigação. O projeto é desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), em parceria com servidoras e servidores da Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba e da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS).
Jovens estudantes que fizeram o primeiro título
Eleição do Projeto Parlamento Jovem
A Justiça Eleitoral do Paraná aproveitou que a eleição do Projeto Parlamento Jovem aconteceria na instituição de ensino, para realizar também a ação da Semana do Jovem Eleitor. Foram eleitos vereadoras e vereadores mirins que passarão, em 2022, por capacitação na Câmara Municipal para conhecer o funcionamento do Poder Legislativo municipal e ter aptidão a, ao final das atividades previstas, proporem um Projeto de Lei.
O Projeto Parlamento Jovem propõe aos estudantes do ensino fundamental e médio a experiência de participar de um processo eleitoral e de conhecer o trabalho das Câmaras Municipais. Quem se candidata, antes de eleito, precisa se filiar a um partido político e ser escolhido em convenção partidária. As(os) alunas(os) também realizam uma campanha eleitoral entre seus colegas eleitores.
Em 2021, as etapas do Projeto Parlamento Jovem foram adequadas ao formato on-line para permitir às escolas e aos estudantes mais flexibilidade para o desenvolvimento do trabalho em contexto de pandemia.
Texto: Carla Tortato
Revisão: Beatriz Tedesco Prado
Foto: Bernardo Gonzalez
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR
Siga-nos no Twitter , Instagram , SoundCloud , TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube