Edifício-sede é iluminado em apoio ao Novembro Azul
Propósito é alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Durante este mês, o edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em Curitiba, está sendo iluminado em adesão à campanha Novembro Azul. O propósito é reforçar a importância da prevenção, exames regulares e diagnóstico precoce do câncer de próstata, bem como fortalecer o alerta perante os homens.
Novembro Azul
O Novembro Azul surgiu no início dos anos 2000, na Austrália, quando um grupo de amigos decidiu deixar o bigode crescer para chamar a atenção da população em relação à saúde masculina. A ação ficou conhecida como “Movember” (junção das palavras “bigode” e “novembro”, em inglês). O movimento repercutiu e foi adotado em diversos países ao redor do mundo. No Brasil, a campanha chegou em 2011, por iniciativa do Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL).
Câncer de Próstata
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), este tipo de tumor é o segundo mais comum entre pessoas do sexo masculino no Brasil. A maioria dos casos no mundo (cerca de 75%) ocorre a partir dos 65 anos.
Segundo informações do INCA, o câncer de próstata, em sua fase inicial, tem uma evolução silenciosa, sem que o paciente apresente sintomas evidentes. Na fase avançada, no entanto, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, em casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.
É fundamental alertar sobre o perigo que o preconceito com o exame, ainda existente entre os homens, pode gerar. Uma vez que o diagnóstico precoce possibilita maior chance de tratamento bem-sucedido.
Texto: Carla Tortato
Revisão: Melissa Diniz Medroni e Beatriz Tedesco Prado
Foto: Arquivo TRE-PR
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR
Siga-nos noTwitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

