Justiça Eleitoral institui Comissão de Auditoria da Votação Suplementar em Francisco Alves (PR)
Todo o processo será transmitido pelo canal da Justiça Eleitoral no YouTube e visa garantir uma transparência ainda maior dos trabalhos

O presidente da Justiça Eleitoral do Paraná, desembargador Tito Campos de Paula, assinou no último dia 23 de setembro a Portaria nº 422/2021 que institui a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica da Eleição Suplementar aos cargos de Prefeito e Vice-Prefeito do município de Francisco Alves, pertencente à 97ª Zona Eleitoral de Iporã, a ser realizada dia 07 de novembro de 2021.
A referida Portaria atende aos procedimentos de fiscalização e auditoria do sistema de votação dispostos nos artigos 51 a 77 da Resolução nº 23.603/2019, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e tem por objetivo reforçar a confiabilidade e a segurança da urna eletrônica.
Essa é a primeira vez que uma auditoria assim será realizada no interior do Estado. A Comissão tem como presidente o doutor Fabrício Emanoel Rodrigues de Oliveira, juiz eleitoral de Iporã, e é composta pelos seguintes servidores da Justiça Eleitoral do Paraná: Cristiane Paula da Silva Galperin; Diogo Sguissardi Margarida; Domício Prates Ribeiro Filho; Fabio Henrique da Silva Skonieczny; Guilherme Babora do Carvalhal; Helton José Sanchez; José Maria dos Santos Garcia; Marcos Alexandre Sales Furtado; Mariana Pirih Cordeiro; e Sergio Henrique Costa. Além de um(a) representante do Ministério Público, indicado(a) pela Procuradoria Regional Eleitoral.
A Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica promoverá na manhã do dia 06 de novembro de 2021, véspera da eleição, o sorteio de duas seções eleitorais de Francisco Alves. A urna eletrônica da seção sorteada para a auditoria de funcionamento sob condições normais de uso será substituída por uma urna de contingência e passará por rigoroso processo de auditagem, durante o mesmo horário da votação oficial.
A outra urna sorteada passará por uma auditoria de verificação dos sistemas, no próprio local de votação, no domingo, antes do início da eleição.
Para garantir ainda mais a transparência dos trabalhos, todo o processo de auditoria de funcionamento da urna em condições normais de uso será transmitido, em tempo real, pelo canal da Justiça Eleitoral no YouTube.
Leia a íntegra da Portaria nº 422/2021-TRE/PR
Texto: Marden Machado
Revisão: Melissa Diniz Medroni
Arte: TSE
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube