Dia da Árvore (21) tem plantio de mudas e lançamento de guia
Na ocasião, também foi disponibilizado um Guia de Arborização
Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado nesta terça-feira (21), o presidente da Justiça Eleitoral do Paraná, desembargador Tito Campos e Paula, realizou o plantio de árvores no edifício-sede da instituição, em Curitiba. Também participaram do plantio o vice-presidente e corregedor, desembargador Vitor Roberto Silva, e o diretor-geral, doutor Valcir Mombach.
Durante o evento, o desembargador Tito Campos de Paula destacou a importância de cuidar da natureza: “estamos aqui neste ato simbólico para plantarmos uma árvore e deixar um exemplo às presentes e futuras gerações, conforme o
artigo 225 da Constituição Federal
(todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado)”, disse.
“ Embora seja um ato simbólico, é exatamente para termos consciência, não apenas no dia 21 de setembro, mas em todos os dias da nossa vida, da preocupação de cuidar da natureza”, complementou o presidente. Foram plantadas mudas de Extremosa Rosa, Bougainville e Manacá-da-serra.
Desembargador Vitor Roberto Silva, desembargador Tito Campos de Paula e doutor Valcir Mombach
Guia de Arborização
Na ocasião, foi lançado o Guia de Arborização , na versão digital, como parte das ações do Projeto de Arborização da instituição. O guia traz orientações sobre o plantio de árvores nas áreas externas dos fóruns eleitorais.
A Comissão de Arborização é formada pelas servidoras e servidores Cláudia Burkhart, Cláudia Valéria Bevilacqua Gonçalves, Eduardo Jorge Serra Gonçalves, Marcos Alberto Kwiatkowski e Plínio Neves Angieuski. O Guia de Arborização também contou com a colaboração de Ana Maria Barbosa Candiotto, Claudenilson Comitre, Fabio Veiga e Luciane Miyoshi e da equipe da Seção de Design Visual (SDV), que fez a diagramação.
Chegada da primavera
O Dia da Árvore é celebrado em 21 de setembro por anteceder o início da primavera no hemisfério sul. O objetivo é conscientizar sobre a importância da preservação das árvores e das florestas e incentivar a proteção do meio ambiente.
A Justiça Eleitoral do Paraná é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), entre eles “Ação contra a mudança global do clima” (13) e “Vida terrestre” (ODS 15). Nesse contexto, executa o Projeto de Arborização em todo o estado, por meio da Seção de Gestão da Sustentabilidade (SGS).
O projeto de plantio de árvores ainda contribui com o programa da Prefeitura de Curitiba, que pretende plantar 100 mil árvores em 2021, e atende ao art. 16, § 7º, da Resolução do CNJ n.º 400/21 , que dispõe: “o controle de emissão de dióxido de carbono dar-se-á pelo uso de fontes de energia renovável, de alternativas à utilização de combustível fóssil e pela realização de campanhas de plantio de árvores, contra o desmatamento e as queimadas nas florestas”.
Texto: Melissa Medroni
Imagens: Bernardo Gonzalez
Revisão: Beatriz Tedesco
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR
Siga-nos no
Twitter
,
Instagram
,
SoundCloud
,
TikTok
e
LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube