Justiça Eleitoral realiza palestra “Inovação no Judiciário: e depois do 4.0?”
O evento foi marcado também pelo lançamento da plataforma Pinha de Ideias
O Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Justiça Eleitoral do Paraná (LIODS) realizou, nesta quarta-feira (29), a palestra “Inovação no Judiciário: e depois do 4.0?”, apresentado por André Tamara, da empresa WeGov - Treinamento para Gestão Pública. Na mesma oportunidade foi feito o lançamento da plataforma “Pinha de Ideias”.
A abertura contou com a presença do presidente da Justiça Eleitoral do Paraná, desembargador Tito Campos de Paula, do vice-presidente e corregedor, desembargador Vitor Roberto Silva, e do diretor-geral, doutor Valcir Mombach. Em sua saudação, o desembargador Tito destacou que “a inovação é infinita”. Máxima que foi adotada pelo palestrante.
Além dos 136 inscritos, o evento teve a participação especial do LIODS do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (Aurora); do laboratório da Justiça Federal de Minas Gerais (Iluminas), do laboratório da Justiça Federal do Paraná (Linc); e do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (Inovachê).
A plataforma Pinha de Ideias tem como objetivo, além de disseminar a inovação, buscar ampliar a integração entre as áreas por meio da criação conjunta de projetos/ações voltados para a solução de problemas e para o desenvolvimento sustentável com foco no público interno e externo e pode ser acessada clicando aqui.
O palestrante André Tamura apresentou algumas reflexões e provocou o público a pensar além do Judiciário 4.0, destacando que para agir intencionalmente de forma inovadora é preciso ter um espaço que proporcione seu desenvolvimento.
Tamura brindou os presentes com várias referências de estudo e cases como o Hubjus 2021; a tese de doutorado do juiz Paulo Cezar Neves Junior sobre Judiciário 5.0; a declaração sobre inovação no setor público da OCDE; e também sobre o sistema de inovação do Serviço Público do Brasil.
A palestra faz parte do programa “Mão na Cuca” do Pinha de Ideias e teve por objetivo incentivar a cultura de inovação.
Texto: Marden Machado
Revisão: Melissa Medroni e Beatriz Tedesco
Imagem: Lamartine Lima
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube