Seminário internacional promove debate sobre os ataques sofridos por instituições e autoridades eleitorais latino-americanas
Evento, que será transmitido ao vivo pelo canal do Tribunal Superior Eleitoral no YouTube, reúne especialistas internacionais que acompanham de perto os processos eleitorais
Na próxima segunda-feira (4), às 10h, será realizado o “Seminário Internacional: Integridade Eleitoral na América Latina - Experiências Recentes e Perspectivas”. O evento, com transmissão ao vivo pelo canal da Justiça Eleitoral no YouTube, debate os ataques sofridos por autoridades eleitorais latino-americanas e as condições para garantir a realização de eleições livres e transparentes. Todas as pessoas que tiverem interesse estão convidadas a participar. Não é necessário fazer inscrição.
O evento é promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). A discussão reúne autoridades e especialistas internacionais que acompanham de perto os processos eleitorais. As convidadas e os convidados irão compartilhar suas experiências como observadores e analistas e propor estratégias para preservar eleições livres e transparentes, bem como também para aprofundar a cidadania e a democracia.
Discussão
O seminário irá debater sobre a democracia, que vem sendo ameaçada pelo ataque sistemático às instituições e por campanhas de desinformação, fenômeno conhecido como “recessão democrática” ou “democracias iliberais”. Na América Latina, isso tem acontecido, sobretudo, na forma de investidas contra os sistemas e as autoridades eleitorais, em países como Bolívia, Brasil, Equador, El Salvador, México e Peru.
Programação
A abertura do seminário será conduzida pelo presidente da Justiça Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso; e pela presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), doutora Renata Gil de Alcantara Videira. Confira, a seguir, os expositores que irão participar do evento:
- Francisco Guerrero Aguirre, secretário de Fortalecimento da Democracia, Organização dos Estados Americanos (OEA);
- Daniel Zovatto, diretor Regional para América Latina e Caribe, IDEA Internacional;
- Román Andrés Jáquez Liranzo, copresidente da União Interamericana de Organismos Eleitorais (UNIORE) e presidente da Junta Central Eleitoral da República Dominicana;
- Juan Cuevas, magistrado do Tribunal Superior Eleitoral da República Dominicana e representante do Copresidente da União Interamericana de Organismos Eleitorais (UNIORE).
Serviço
Seminário Internacional: Integridade Eleitoral na América Latina - Experiências Recentes e Perspectivas
Data: 4 de outubro (segunda-feira)
Horário: das 10h às 11h30
Transmissão ao vivo: canal da Justiça Eleitoral no YouTube
Público-alvo: todas as pessoas interessadas
Texto: Carla Tortato
Revisão: Melissa Medroni e Beatriz Tedesco
Arte: Divulgação
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube