Hospital Universitário de Londrina terá seção eleitoral nas Eleições 2022
TRE-PR garante acesso ao voto para pacientes e profissionais em hospitais de Curitiba, Maringá e agora Londrina
O Hospital Universitário de Londrina é mais um parceiro do Cidadania Plena e vai receber uma seção eleitoral nas Eleições 2022. A assinatura do convênio aconteceu nesta quarta-feira (27), no gabinete da reitoria da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, assinou o convênio juntamente com o Dr. Sérgio Carlos de Carvalho, reitor da UEL, e a Dra. Vivian Biazon El Redá Feijó, diretora superintendente do Hospital.
O desembargador Coimbra de Moura explica que pessoas com mais de 70 anos, que não são obrigadas a votar, muitas vezes, por questões de dificuldade de locomoção ou por estarem internados, não conseguem ir até o local de votação. “Diante dessa situação, a Justiça Eleitoral não pode deixar de garantir a essa cidadã ou cidadão a oportunidade de participar efetivamente do processo político de seu país”, ressaltou.
Para o reitor, a Universidade e o Hospital foram criados para formar pessoas e prestar serviços à sociedade. “Agora nós não apenas ensinamos aos estudantes a lidar com a saúde da população, mas também inserimos o processo de ensinar que a cidadania tem que ser respeitada plenamente, dando o poder de acesso ao eleitorado”, salientou.
Já a superintendente destacou que “a gestão do Hospital Universitário de Londrina tem abraçado tudo o que traz inovação e resultado para que a entrega final, dentro da missão institucional, cumpra seu propósito, e o ato democrático vem somar a essa postura”
Como funciona
O objetivo é garantir que pessoas com idade avançada, mobilidade reduzida, hospitalizadas e, também, funcionários possam votar nas Eleições 2022 sem precisar se deslocar.
O TRE-PR garantiu neste ano acesso ao voto a pacientes e profissionais em hospitais e lares de longa permanência de idosas e idosos em Curitiba, Maringá e agora também em Londrina.
Paraná
Em Curitiba, a iniciativa beneficia pacientes e profissionais do Hospital de Clínicas, Hospital Erasto Gaertner e da instituição Socorro aos Necessitados. Em Maringá, do Hospital Universitário de Maringá e do Lar dos Velhinhos.
A parceria garante que, no dia das eleições, em 2 de outubro (primeiro turno) e em 30 de outubro (se houver segundo turno), seja montada uma seção eleitoral dentro destas instituições.
Justiça Eleitoral para todos
O projeto Cidadania Plena também organizou outras ações para levar a Justiça Eleitoral para fora dos muros da instituição.
Povos tradicionais receberam atendimento do TRE-PR em todo o estado nos dias 23 e 24 de abril. A ação forneceu o primeiro título e regularizou pendências de mais de 2 mil quilombolas, indígenas e caiçaras.
Em outra iniciativa, mais 100 estudantes do Colégio Estadual do Paraná tiraram o título eleitoral para votar pela primeira vez.
Texto: Isabela Miranda
Revisão: Melissa Medroni
Foto: Marden Machado
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube