Maringá abre seção eleitoral no Lar dos Velhinhos
Pessoas idosas que vivem na casa de longa permanência, bem como funcionárias e funcionários poderão votar no local
Em Maringá, foi aberto um novo local de votação para atender pessoas idosas em casas de longa permanência. Até o dia 19 de abril, já haviam mais de 50 inscrições, inclusive de funcionárias e funcionários, para votar no Lar dos Velhinhos - ABC Nova Lourdes. A ação faz parte do projeto Cidadania Plena , que tem como objetivo proporcionar acessibilidade para garantir o direito do voto a todas as pessoas .
De acordo com o juiz da 137ª Zona Eleitoral de Maringá, doutor Siladelfo Rodrigues da Silva, essa iniciativa indica uma forma de aproximação com o eleitorado. “A criação desta nova seção eleitoral representa uma conquista para a sociedade como um todo e constitui marco relevante para a inclusão e ampliação da participação popular nas eleições, propiciando, assim, que mais uma vez a democracia possa ser exercida e prestigiada”, declarou.
Segundo a chefe do cartório, Elaine Berbete, isso permite que as pessoas com dificuldade de locomoção votem com maior facilidade no dia da eleição. “A partir de agora, esse público poderá expressar suas escolhas, na urna eletrônica, com a dignidade que merecem”, afirma.
Eleitorado jovem
Nesta quarta-feira (20), aconteceram também duas palestras sobre a importância do voto jovem para estudantes de Maringá. O evento, realizado no Colégio Estadual Adaile Maria Leite, foi organizado pelo próprio grêmio estudantil. As servidoras Elaine Berbete e Tabata Macedo Cardoso Barbosa conversaram e esclareceram as dúvidas das cerca de 180 alunas e alunos do ensino médio que compareceram.
Texto: Carla Tortato
Revisão: Melissa Medroni
Fotos: Divulgação
Tratamento de Imagem: Natália Elena de Sousa
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR
Siga-nos no Twitter , Instagram , SoundCloud , TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube