Projeto Parlamento Jovem mobiliza estudantes de Realeza
Estudantes participam de palestra sobre os temas trabalhados no Projeto
No dia 4 de abril, o Colégio Estadual Cívico-Militar Dom Carlos Eduardo recebeu a visita do professor aposentado de História e cabo da reserva do Exército Pedro Paim da Luz, que, para um público de 21 turmas no período da manhã e de 605 estudantes do período da tarde, abordou os temas democracia, cidadania, voto e eleições. O colégio, localizado no município de Realeza, aderiu ao Projeto Parlamento Jovem em 2022.
O projeto Parlamento Jovem propõe a alunas e alunos dos Ensinos Fundamental e Médio a experiência de participar de um processo eleitoral e de conhecer o trabalho das Câmaras Municipais. Os alunos-candidatos, antes de serem eleitos, precisam filiar-se a um partido político, devem ser escolhidos em convenção partidária e realizam uma campanha eleitoral entre seus colegas-eleitores. Depois de eleitos, recebem capacitação nas Câmaras Municipais para conhecer o processo legislativo e, ao final dos trabalhos, têm a oportunidade de propor um projeto de lei.
Na cidade de Curitiba, por exemplo, as Semanas do Ambientalismo Consciente e de Conscientização e Combate ao Bullying e à Vulnerabilidade Social são leis aprovadas com base em propostas de iniciativa de estudantes egressos do Projeto Parlamento Jovem.
Texto e fotos: Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR)
Tratamento de imagem: Natália Elena de Sousa
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube