Cartilha Acessibilidade auxilia no atendimento das pessoas com deficiência nas eleições
Material produzido pelo TRE-PR traz orientações para facilitar o voto das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida
O Tribunal Eleitoral Regional do Paraná (TRE-PR) vai distribuir na eleição deste ano uma cartilha e um folheto com informações sobre acessibilidade. O conteúdo tem o objetivo de sensibilizar, conscientizar e informar magistradas, magistrados, servidoras, servidores e convocadas e convocados para os trabalhos eleitorais. A produção foi realizada pela Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAIN) e diagramada pela seção de comunicação visual do TRE-PR.
Cartilha Acessibilidade - Eleições 2022
Folder Acessibilidade - Eleições 2022
O conteúdo traz orientações práticas para o atendimento do eleitorado com deficiência nos locais de votação. São dicas sobre como ajudar a pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida, de acordo com o tipo da deficiência: física, visual, auditiva, intelectual ou transtorno do espectro autista.
O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, destacou a importância da cartilha para incentivar o voto de toda a população.
“Essa cartilha aborda diversas questões ligadas à acessibilidade e é nossa contribuição para garantir ao povo o seu direito natural de exercer, de maneira plena e integral, sua soberania”, comentou o presidente do TRE-PR, Coimbra de Moura.
Coordenador de acessibilidade
Cada local de votação vai contar com uma pessoa responsável por verificar as condições de acessibilidade do prédio, na véspera da eleição, e por atender pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no dia do pleito. Os coordenadores de acessibilidade estarão identificados com um colete amarelo."
Na hora do voto
A eleitora e o eleitor com deficiência ou com mobilidade reduzida, ao votar, podem ser auxiliados por uma pessoa de sua confiança, ainda que não o tenha requerido antecipadamente à Justiça Eleitoral, desde que não esteja a serviço da justiça eleitoral, de partido político ou coligação.
Conforme lei nº 14.364/2022, também terá preferência para votar o eleitor ou eleitora que estiver acompanhado de pessoas com deficiência, idosos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e obesas, ainda que não sejam eleitores da mesma seção eleitoral.
Estatísticas
No Paraná, há 8.475.632 pessoas aptas a votar, segundo o Portal de Estatísticas. Mas apenas 83.998 declararam ter algum tipo de deficiência. Elas representam apenas 0,99% do eleitorado no estado. Ou seja, grande parte da população com deficiência ou mobilidade reduzida ainda não informou sua condição à Justiça Eleitoral.
Confira as estatísticas eleitorais
Identificação no cadastro eleitoral
A qualquer momento, eleitoras e eleitores podem informar a sua deficiência ou mobilidade reduzida à Justiça Eleitoral, para registro no cadastro. Para que seja preparada a logística das seções com acessibilidade, a Justiça Eleitoral do Paraná recomenda que a comunicação seja feita ao cartório eleitoral até o final de agosto deste ano.
Texto: Caio Vinicius Silva/Melissa Medroni
Revisão: Carla Tortato
Imagem: Reprodução/ Cartilha Acessibilidade
Secretaria de Comunicação: Marden Machado
SECOM/TRE-PR
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube