EJE-PR simula votação de pessoas com deficiência visual
Ação aconteceu durante roda de conversa promovida pelo projeto “Acolher a Pessoa com Deficiência Visual”
A Escola Judiciária Eleitoral (EJE-PR) do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) participou de uma roda de conversa promovida pelo programa “Acolher a Pessoa com Deficiência Visual”.
A equipe da Justiça Eleitoral atendeu um grupo de aproximadamente 20 pessoas com deficiência visual. Elas puderam tirar dúvidas sobre os recursos de acessibilidade da urna eletrônica e a estrutura preparada para receber essas pessoas no dia das eleições deste ano.
Além de conhecer mais sobre o processo eletrônico de votação, as eleitoras e os eleitores também tiveram a oportunidade de simular votação na urna eletrônica modelo 2022, testando os recursos de áudio e braile.
Os novos modelos, que vão ser usados nas eleições deste ano, têm os números das teclas gravados em braile e são equipados com fones de ouvido que viabilizam o voto de pessoas com deficiência visual. Uma gravação de áudio indica para qual cargo a pessoa está votando e quantos números devem ser digitados.
Presenças
A roda de conversa contou com a participação de colaboradoras e colaboradores do TRE-PR, representando a Comissão Permanente de Acessibilidade e a Seção de Gestão de Sustentabilidade, Acessibilidade e Responsabilidade. Estiveram na ação: Wesley Salmazo, Claudia Valéria Bevilacqua e Sinter Maiki. A equipe da Seção de Programas Institucionais, composta por Mary Ogawa, Sara Xavier, Nathaly Oaska, Jacson Lucas e Daniele Artigas, também compareceu.
Texto: Isabela Miranda
Revisão: Marden Machado
Fotos: Divulgação
Tratamento de imagem: Elivelton Martins
Secretaria de Comunicação: Marden Machado
SECOM/TRE-PR
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube