Entidades fiscalizadoras aprovam definições do TRE-PR sobre escolha e sorteio de urnas para auditoria
Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica apresentou seções consideradas de difícil acesso. Entidades poderão indicar urnas para serem auditadas
A Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (CAVE) do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) apresentou às entidades fiscalizadoras, nesta terça-feira (23), no auditório do Tribunal, os critérios para escolha e sorteio das urnas eletrônicas para as auditorias que acontecem no dia das eleições.
Os critérios para a exclusão de seções eleitorais são: a) colégios adventistas; b) ilhas; c) aldeias indígenas; e d) localidades de difícil acesso e com tempo de deslocamento superior a uma hora da sede do cartório.
A Comissão explicou que de um total de 25.855 seções eleitorais existentes no estado, os critérios relacionados implicam a exclusão de 967 seções eleitorais, restando 24.888 seções eleitorais para escolha e sorteio.
Ouvidos os representantes das entidades fiscalizadoras, a proposta foi aprovada por unanimidade. A exclusão dos locais de difícil acesso é prevista no Art. 60 da Resolução nº 23.673/2021, que dispõe sobre os procedimentos de fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação.
Acesse a página da Auditoria da Votação Eletrônica
Confira o Calendário das Auditorias
Indicação
As entidades também foram convidadas a indicar urnas eletrônicas para serem auditadas no dia das eleições. Serão testadas 35 urnas: 27 equipamentos passarão por um teste de integridade, em cerimônia pública no TRE-PR, e oito passarão por teste de autenticidade do sistema, no próprio local de votação.
Saiba tudo sobre o teste de integridade
As urnas que não forem indicadas pelas entidades fiscalizadoras serão sorteadas na véspera das eleições, no dia 01 de outubro (sábado), no TRE-PR. A cerimônia de sorteio e o teste de integridade serão transmitidos pelo YouTube.
“Qualquer cidadão poderá participar da fiscalização do nosso trabalho para conferir a transparência e a lisura da urna eletrônica, tanto de forma presencial como virtualmente por meio do canal do YouTube do TRE-PR, que será transmitido 24h”, explica a presidente da CAVE, a juíza de Direito Dra. Luciani de Lourdes Tesseroli Maronezi.
Presenças
Participaram da reunião: a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná (OABPR), a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Paraná (FECOMERCIO), a Federação da Associções Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (FACIAP), a Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (FECOOPAR), o Partido Democrático Trabalhista (PDT), o Partido Novo (NOVO), o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), e o Democracia Cristã (DC).
Também foram convidados: Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), Controladoria Geral da União no Estado do Paraná (CGU), Superintendência Regional da Polícia Federal no Paraná (SR/PF/PR), Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE), 5ª Divisão do Exército do Estado do Paraná, Capitania dos Portos do Paraná, Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (FETRANSPAR), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).
Texto: Melissa Medroni
Revisão: Carla Tortato
Foto: Bernardo Gonzalez
Secretaria de Comunicação: Marden Machado
SECOM/TRE-PR
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube