EJE-PR participa de encontro de sessão plenária simulada na Câmara Municipal de Curitiba
Iniciativa faz parte do projeto Parlamento Jovem
No dia 24 de novembro, aconteceu na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) a sessão plenária simulada das vereadoras e vereadores mirins eleitos pelo Parlamento Jovem, projeto do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) em parceria com as Escolas e Câmaras Municipais.
Das 34 vereadoras e vereadores mirins presentes, 17 participaram de proposta de atividade da Câmara e simularam uma ordem do dia. A atividade foi conduzida pelo diretor, Carlos Barbosa; pela diretora do Departamento de Processo Legislativo (Deprole), Izabela Marchirorato; e acompanhada pelos vereadores Professor Euler (MDB), 3º secretário da CMC; Amália Tortato (Novo) e Marcelo Fachinello (PSC).
Cinco das oito escolas inscritas foram representadas por diretoras(es) e professoras(es): Antonio Ramires (Colégio Arlindo Carvalho de Amorim); Jaqueline Spel Quincas (Colégio Gottlieb Mueller); Luiz Henrique Vieira e Ana Maria Sassala (Colégio Sebastião Saporski); Micael Lacerda e Jaqueline Fenazza (Colégio Getúlio Vargas); e Sandro Francisco Mira Jr. e Leandro Gobbi (Colégio Beatriz Ansay).
Ainda acompanharam a sessão simulada, as servidoras Daniele Artigas e Melissa Formighieri de Souza, o colaborador Jacson Lucas Simões e a colaboradora Nathaly Oaska, da Seção de Gestão de Programas Institucionais (SGPI) do TRE-PR.
Em parceria com as escolas e Câmaras Municipais, o projeto Parlamento Jovem, de iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), possibilita a vivência da vida política através de eleição simulada, realização de campanhas e mandato eletivo. Dessa forma, os jovens são estimulados a exercer a vida política e os valores de cidadania e democracia.
Resultante de propostas fictícias, três leis municipais já foram debatidas e aprovadas pelo plenário da Câmara Municipal de Curitiba, sendo elas: a Lei n° 15.479/2019, com atividades focadas no ambiente escolar; a Lei n° 15.480/2019, que coincide com o Dia Mundial do Meio Ambiente; e a Lei n° 15.761/2020, que institui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Curitiba a Semana de Conscientização e Combate à Vulnerabilidade Social, conforme informações contidas no site da CMC.
Texto e foto: Seção de Gestão de Programas Institucionais (SGPI)
Tratamento de imagem: Elivelton Martins
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube