“Todos sairemos ganhando”, diz ex-secretário de Curitiba sobre acessibilidade na hora da votação
Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida têm de 18 de julho até 18 de agosto para solicitar mudanças temporária do local de votação
Somente na primeira vez que foi votar após ter sofrido acidente que Irajá de Brito Vaz notou que teria outras necessidades na hora de escolher quem iria representá-lo. Na época, a votação ainda era feita através das cédulas de papel. Irajá é ex-secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Curitiba, e relata que para a outra eleição já solicitou a mudança do local de votação.
Começa na próxima segunda-feira (18) o prazo para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida solicitarem a transferência para seções eleitorais em condições de atender suas necessidades, para votar no local de sua preferência.
A data limite para solicitação é o dia 18 de agosto e vale para quem não solicitou até o fechamento do cadastro, em 4 de maio. Para solicitar, é preciso que a pessoa com deficiência ou um representante legal compareça em qualquer cartório eleitoral dentro do prazo (18 de julho a 18 de agosto). Basta apresentar documento oficial com foto e indicar o local de votação.
Dificuldades
“Muitos que estão hospitalizados agora e que, infelizmente, vão se tornar pessoas com deficiência, vão passar por dificuldades na hora da votação”, destacou Irajá.
Durante conversa com o ex-secretário, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, reforçou que “a Justiça Eleitoral está fazendo o possível para facilitar o exercício do direito ao voto”.
“Eu fico muito feliz com a iniciativa do TRE-PR de estar indo ao encontro dessas necessidades'', elogiou Irajá. “Eu sei que, conforme nós formos avançando nesta consciência, nessa mentalidade de tornar acessíveis os locais de votação para as pessoas com deficiência, todos sairemos ganhando”, complementou.
Confira o vídeo gravado por Irajá sobre o prazo para solicitar mudança no local de votação.
Texto: Isabela Miranda
Revisão: Carla Tortato
Foto: Jessica Herlain
Secretaria de Comunicação: Marden Machado
SECOM/TRE-PR
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube