Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica realiza primeira reunião
Encontro apresentou as auditorias, procedimento realizado há 20 anos, às entidades fiscalizadoras
Na manhã desta terça-feira (28), aconteceu a reunião de instalação da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica das Eleições Gerais 2022, com a presença de entidades fiscalizadoras e partidos políticos. O encontro, conduzido pela presidente da Comissão, Dra. Luciani de Lourdes Tesseroli Maronezi, foi realizado no edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em Curitiba.
O objetivo foi expor as atribuições da Comissão perante as entidades fiscalizadoras, incluindo a apresentação dos membros e a divisão dos trabalhos a serem realizados. Além de tratar das auditorias, procedimento realizado há 20 anos pela Justiça Eleitoral brasileira.
A Comissão, instituída pela Resolução TRE-PR n° 893/2022, representa mais uma etapa do processo de segurança do sistema eleitoral. Os trabalhos desempenhados acontecem conforme a Resolução TSE n° 23.673/2021.
Integrantes da Comissão
- Dra. Luciani de Lourdes Tesseroli Maronezi, juíza de Direito da 13ª Vara Criminal da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba, Foro Central de Curitiba, como presidente da Comissão;
- Dra. Eloisa Helena Machado, Procuradora Regional Eleitoral Substituta;
- Cesar Danilo Castilho Poletto, da Coordenadoria de Sessões;
- Claudia Afanio, coordenadora de Inovação e Sustentabilidade;
- Cristiane Paula da Silva Galperin, chefe de Gabinete da Secretaria da Corregedoria Regional Eleitoral, como responsável pela coordenação dos procedimentos administrativos da Comissão;
- Diogo Sguissardi Margarida, coordenador de Planejamento de Estratégia e Gestão;
- Domício Prates Ribeiro Filho, assessor de Cerimonial;
- Everton Bahl Grabski, chefe da Seção de Produção Audiovisual;
- Fabio Henrique Borges da Silva, chefe da Seção de Jurisprudência;
- Fabio Henrique da Silva Skonieczny, assistente da Seção de Ambientes de Colaboração;
- Guilherme Babora do Carvalhal, coordenador de Cadastro Eleitoral;
- Maria Regina Blanco Magalhães, da Seção de Gestão Documental e Memória Institucional;
- Mariana Pirih Cordeiro, assessora da Ouvidoria;
- Max Luiz de Carvalho, coordenador de Infraestrutura de TI;
- Sérgio Henrique Costa, chefe da Seção de Tecnologias da Comunicação.
Presenças na reunião
Além dos membros da Comissão, estiveram presentes também o Dr. Valcir Mombach, diretor-geral do TRE-PR; e o Dr. Josmar Ambrus, secretário da Presidência.
Compareceram ainda, indicados pelas entidades fiscalizadoras, nos termos do §2° do Art. 55 da Resolução TSE n° 23.673/2021, o Dr. Italo Tanaka Junior, da presidência da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Paraná (OAB-PR); e o Luiz Fernando Feltran, da presidência da Assembléia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP).
Também participaram, Helena Arriola Sperandio, da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (FACIAP); José Augusto Cheute, do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR); Daniely Andressa da Silva e Dr. Graziel Pedroso de Abreu, da Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (FECOOPAR).
Estiveram presentes ainda Laís Gonçalves da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT); Dr. Paulo Roberto Ferraz, do Podemos (PODE); Francisco Cruz Junior, do Democracia Cristã (DC); Juliano França Tetto, do Partido Novo (NOVO); e Dr. Guilherme Brenner Lucchesi, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).
Texto: Carla Tortato
Revisão: Melissa Medroni
Foto: Bernardo Gonzalez
Secretaria de Comunicação: Marden Machado
SECOM/TRE-PR
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube