Eleições do Parlamento Jovem mobilizam 60 mil estudantes
As eleições foram realizadas nesta quinta-feira (23)
Nesta quinta-feira (23), exatos 60.672 estudantes de 148 colégios estaduais localizados no Paraná participaram das eleições do Projeto Parlamento Jovem. O dia foi de intensa movimentação, naquele que é o momento mais importante do Projeto, que propõe aos estudantes a vivência de um processo eleitoral, com o cumprimento de suas etapas mais importantes, como alistamento, filiação partidária, convenção partidária, campanha eleitoral, votação e diplomação. Após todas essas etapas, os eleitos passam por capacitação nas Câmaras Municipais, tornando-se aptos a propor um projeto de lei.
A diretora do Colégio Estadual Cívico-Militar Júlio Farah, da cidade de Ibaiti, a professora Luciane Andreia Garcia, destacou o trabalho teórico realizado em sala de aula com os estudantes, que durou cerca de um mês, mas ressaltou que é o momento da prática que realmente mobiliza os estudantes e que gera os resultados pedagógicos pretendidos.
A estudante do colégio Cecília Azevedo da Silva comprovou em seu depoimento as palavras da diretora: “Nós consideramos muito importante participar desse Projeto para conhecer como funciona uma eleição, para saber como vai ser quando formos votar, a função dos mesários e o funcionamento das urnas”. A professora Luciane ainda asseverou que a grande importância do Projeto é preparar as alunas e os alunos para se tornarem cidadãs e cidadãos participativos.
De acordo com o chefe do cartório da 156ª zona eleitoral de Rio Branco do Sul, Paulo Cézar Ribeiro, “presenciar o entusiasmo das crianças com o Projeto torna possível vislumbrar um futuro em que as pessoas pensem mais no envolvimento com o processo eleitoral e com a escolha dos candidatos”. O servidor contou que, desde 2001, participa de ações semelhantes promovidas pelo TRE-PR e que considera essas iniciativas extremamente importantes para a instituição e para os servidores.
A professora Bruna Rafaeli Lesniowski, do Colégio Estadual Cívico-Militar Manoel Borges de Macedo, do município de Rio Branco do Sul, também enalteceu o envolvimento dos estudantes com o projeto, tanto por parte das estudantes e dos estudantes candidatos, que se esforçaram na campanha, quanto dos eleitores e das eleitoras, que “sentiram na pele como é uma eleição”.
Estudantes do Colégio Estadual Cívico-Militar Manoel Borges de Macedo participando da votação
Os 148 colégios participantes do Projeto contaram com a coordenação da Escola Judiciária Eleitoral e com o apoio imprescindível da Seção de Gestão de Urnas, da Coordenadoria de Planejamento de Estratégia e de Gestão, da Seção de Transporte e Expedição e de 86 zonas eleitorais de 79 municípios, que, com seu empenho, tornaram possível a materialização das ações propostas. Em muitos municípios, não somente os servidores e as servidoras dos cartórios participaram das eleições, como também os juízes e a juízas eleitorais, que acabaram se envolvendo no Projeto.
Texto e fotos: Escola Judiciária Eleitoral do Paraná
Tratamento de Imagem: Elivelton Martins
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube