Especial Parlamento Jovem: eleições mobilizaram 148 colégios em 79 municípios
Iniciativa da Escola Judiciária do TRE-PR movimentou zonas eleitorais do Paraná
Na última quinta-feira (23), mais de 60 mil estudantes de todo o estado se mobilizaram para ir às urnas escolher seus representantes. A iniciativa aconteceu em 148 colégios, parceiros do Projeto Parlamento Jovem, da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR). A votação foi realizada com apoio de 86 zonas eleitorais, em 79 municípios.
O projeto é uma iniciativa destinada a estudantes do Ensino Fundamental e Médio. O objetivo é trazer para as escolas a aprendizagem prática sobre como funciona o processo eleitoral de escolha de representantes a um cargo eletivo. Dessa forma, as alunas e alunos conhecem melhor a divisão dos poderes do Estado, sobretudo o Legislativo.
Preparação
Para realizar a eleição, foi necessário o auxílio de mesárias e mesários, papel desempenhado também por estudantes. Na 137ª Zona Eleitoral de Maringá, o treinamento foi realizado na sede do cartório, com urnas eletrônicas previamente preparadas. A capacitação contou com conteúdos teóricos e práticos.
Três jovens foram escolhidos pela própria escola, o Colégio Estadual Cívico Militar Duque de Caxias, para serem mesárias e mesários na votação simulada. No dia da eleição, cerca de 370 estudantes foram às urnas.
Segundo a chefe do cartório eleitoral, Elaine Berbete, durante o treinamento foram destacadas as particularidades da eleição real e da eleição simulada. “O propósito é despertar nos jovens a vontade de participar da vida política e comunitária, aprendendo para a vida toda como cada um é importante na sua própria comunidade”, disse.
Próximas etapas
Em Cornélio Procópio, três pessoas também foram treinadas pela equipe da 26ª Zona Eleitoral para atuar como mesárias (sendo uma suplente). A eleição aconteceu no Colégio André Seugling, com a participação de 180 estudantes, e no Colégio Estadual Cívico Militar Monteiro Lobato.
“O projeto está sendo recebido com entusiasmo e alegria pelos participantes, por possibilitar aos jovens estudantes o aprendizado do processo eleitoral e, posteriormente, do processo legislativo, apresentando-se como uma importante oportunidade de exercício de cidadania”, declarou a juíza da 26ª ZE, doutora Vanessa Aparecida Pelhe Gimenez.
Os resultados da votação já foram divulgados e a próxima etapa é a diplomação e posse das eleitas e eleitos. Depois, acontece a apresentação dos projetos pelos empossados e as discussões e votações em plenário. Ao final, busca-se alternativas de implementação dos projetos aprovados, junto ao poder público municipal.
Texto: Carla Tortato
Revisão: Melissa Medroni
Fotos: Divulgação
Tratamento de imagem: Elivelton Martins
Secretaria de Comunicação: Marden Machado
SECOM/TRE-PR
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube