Presidente do TRE-PR destaca programas da Justiça Eleitoral do Paraná no VIII Congresso de Direito Eleitoral
Desembargador Coimbra de Moura falou sobre as campanhas que garantem a segurança e a participação da sociedade no processo eleitoral
Na última sexta-feira (3), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, foi um dos painelistas do VIII Congresso de Direito Eleitoral, promovido pelo Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade).
Durante o evento, o presidente destacou os programas da Justiça Eleitoral do Paraná, como o Cidadania Plena , que garante a idosas, idosos e pessoas hospitalizadas ou com dificuldade de locomoção a participação nas Eleições 2022. Serão instaladas urnas eletrônicas em cinco hospitais e duas Instituições de Longa Permanência em Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel.
“A Justiça Eleitoral do Paraná não mediu esforços para facilitar a essas pessoas o direito básico de exercer sua cidadania de maneira plena”, destacou. Também relembrou o mutirão promovido em todo o estado para a emissão e regularização do título de comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras.
Presenças
Também participaram do Congresso o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, e o vice-presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes.
O TRE-PR recebeu os congressistas em um estande no local, onde foram apresentados os programas da Justiça Eleitoral e as urnas eletrônicas.
O presidente do TSE, ministro Edson Fachin, com o presidente do TRE-PR, desembargador Coimbra de Moura
Combate à desinformação
O presidente Coimbra de Moura ainda destacou a central Gralha Confere , que desmente notícias suspeitas sobre o processo eleitoral. “Sabemos que o maior desafio das eleições deste ano é o combate à desinformação e o TRE-PR está preparado”, ressaltou.
A agência de checagem conta, atualmente, com 58 parceiros que auxiliam na divulgação dos conteúdos.
Voto jovem
O voto jovem também foi destaque. O presidente do TRE-PR ressaltou a intensa campanha promovida no TikTok do Tribunal. “Que, diga-se de passagem, tem o maior número de seguidores e de visualizações entre todos os órgãos públicos do Brasil”, disse.
O Paraná conta com cerca de 124 mil jovens de 16 e 17 anos cadastrados para votar nas eleições em outubro . O número representa um aumento de 240% em comparação a 2020, quando o total era de 36.725 eleitoras e eleitores nessa faixa etária.
Da esquerda para a direita: Marianna Santos e Ana Luiza Thomazini, criadoras do conteúdo do TikTok do TRE-PR; a presidente do TRE-PA, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento; o desembargador Coimbra de Moura; e Beatriz Artigas, também criadora de conteúdo do perfil
Uniamiga
Na ocasião, também foi assinada mais uma parceria do programa Uniamiga . A Faculdade Supremo tornou-se uma das 90 instituições de ensino superior a participar da iniciativa. Localizada em Belo Horizonte, tem polos de Educação a Distância (EAD) em todo o país.
O Uniamiga garante que a aluna ou aluno que trabalhe como mesária ou mesário tenha direito a 30 horas de atividades extracurriculares e, em caso de segundo turno, um total de 60 horas.
Da esquerda para a direita: Caio Braga, representante da Faculdade Supremo, desembargador Coimbra de Moura e Polyana Martins, também representante da faculdade.
Novo sistema
“O pioneirismo, sem modéstia alguma, tem sido a marca da Justiça Eleitoral do Paraná”, destacou o desembargador Coimbra de Moura sobre o novo sistema de prestação de contas desenvolvido pelo TRE-PR . O objetivo é controlar o orçamento de R$ 6 bilhões do Fundo Partidário.
O novo sistema vai, entre outras demandas, garantir que todas as informações prestadas por candidatas, candidatos e partidos sejam validadas já ao serem enviadas à Justiça Eleitoral. Haverá melhorias na transparência, análises e decisões dos processos, permitindo que todos tenham acesso aos dados de forma rápida.
Justiça Eleitoral Por Elas
Ainda no evento, o presidente apresentou o Justiça Eleitoral Por Elas. O novo programa do TRE-PR busca incentivar e ampliar a participação das mulheres na política. O presidente Coimbra de Moura reforçou que o projeto “quer enfrentar a desigualdade de gênero na política criando mecanismos, instrumentos e metodologias que assegurem a formação política de mulheres em todo o Paraná”.
O congresso
Promovido desde 2008 pelo Iprade, o
Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral
reúne em Curitiba especialistas no assunto em anos eleitorais. Em 2022, abordou o tema “Democracia constitucional e seus instrumentos de legitimação” durante os três dias de evento.
Texto: Isabela Miranda
Revisão: Melissa Medroni
Fotos: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
Tratamento de imagem: Thiago Tolotti e Natália Elena de Sousa
Secretaria de Comunicação: Marden Machado
SECOM/TRE-PR
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter , Instagram , SoundCloud , TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube