Condecorado pela Polícia Militar, presidente Coimbra de Moura dedica medalha a servidoras e servidores do TRE-PR
Militares e civis que prestaram relevantes serviços à população paranaense foram condecorados com a medalha Coronel Sarmento
No dia 17 de maio, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, recebeu a condecoração máxima concedida pela Polícia Militar do Paraná (PMPR) a civis e militares pelos serviços prestados à comunidade paranaense.
“Cada pedacinho dessa medalha pertence a nós, as servidoras e servidores da Justiça Eleitoral”, expressou o presidente Coimbra de Moura. “Quero agradecer o empenho e o entusiasmo de cada uma das senhoras e dos senhores, que são mais do que merecedores dessa homenagem”, agradeceu.
A entrega da honraria aconteceu na Academia da Polícia Militar do Guatupê pelo comandante-geral da PMPR, coronel Hudson Leôncio Teixeira, e pelo secretário de Estado de Segurança Pública, doutor Wagner Mesquita.
Medalha Coronel Sarmento
Maior honraria da Polícia Militar do Paraná, é conferida, anualmente, pelo chefe do Executivo, mediante proposta do comandante-geral, na data em que se reverencia a memória do patrono da corporação, aos que mais se destacaram em favor da causa pública.
Biografia
O coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento nasceu no Ceará, em 1882, e ingressou nas fileiras da corporação em 1907 com 25 anos, na 1ª Companhia do Regimento de Segurança, sendo anteriormente integrante do Exército Brasileiro. Galgou ao posto de Alferes em 1908. Participou da Guerra do Contestado, cujo início remonta a batalha ocorrida nos campos do Irani, em 1912, sendo gravemente ferido em seu olho direito, demonstrando espírito de sacrifício, dedicação e heroísmo, em um ato de coragem e servidão à população paranaense.
Em 1913, como reconhecimento, foi promovido ao posto de tenente, ascendendo ao posto de capitão em 1921. Atuando ativamente na “Revolta de 1924”, foi promovido ao posto de major no ano seguinte por Ato de Bravura, alcançando o último posto em 1926. Veio a falecer em de 21 de abril de 1934, ecoando seus feitos nos dias presentes.
Considerado um exemplo a ser seguido por todos, coronel Sarmento vestiu honrosamente a sua farda e forjou virtudes admiráveis, servindo a sua comunidade em cumprimento da missão, com devotado valor, patriotismo e amor à profissão.
Texto: Laura Carlotto Borro
Revisão: Melissa Medroni
Fotos: Everton Grabski e Divulgação/PMPR
Tratamento de imagem: Thiago Tolotti e Natália Elena de Souza
Vídeo: Seção de Produção Audiovisual
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube