No Dia Mundial da Conscientização sobre a Acessibilidade conheça iniciativas da Justiça Eleitoral para inclusão no ambiente digital
Há dez anos, data marca defesa de ferramentas que facilitem o acesso de pessoas com deficiência ao universo digital
Um ambiente digital mais inclusivo é uma das principais causas defendidas no Dia Mundial da Conscientização sobre a Acessibilidade. A data é celebrada na terceira quinta-feira do mês de maio. Neste ano, a mobilização acontece nesta semana (19/05) e comemora dez anos de luta.
Funcionalidades
A Justiça Eleitoral oferece diversas ferramentas que facilitam o acesso de pessoas com deficiência. O site do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), assim como do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), oferece texto alternativo nas imagens, descrição de conteúdos de formulário, teclas de atalho e salto de conteúdo.
Os portais ainda disponibilizam a funcionalidade Rybená. A ferramenta traz melhor entendimento dos conteúdos digitais a pessoas com deficiência auditiva, visual, cognitiva e, também, a pessoas idosas, disléxicas ou com dificuldade de leitura e compreensão. A tecnologia assistiva traduz textos do português para libras e voz.
Além disso, a usuária ou usuário pode alterar o contraste e o zoom da tela. Confira todos os atalhos disponíveis no site da Justiça Eleitoral do Paraná.
Linguagem simples e inclusiva
Desde 2021, o TRE-PR utiliza a técnica de linguagem simples na construção dos conteúdos da comunicação institucional para ampliar o acesso das informações e facilitar a compreensão por todas as pessoas.
Também promove atividades de conscientização com o público interno e externo sobre a linguagem inclusiva, com orientações sobre termos e expressões adequadas.
O material foi compilado na cartilha de Linguagem Cidadã, disponível em formato PDF no Portal do TRE-PR.
Áreas atuantes
Há uma década, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabeleceu o Programa de Acessibilidade da Justiça Eleitoral (Resolução-TSE nº 23.381/2012). Já o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) conta com os trabalhos da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão e do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão.
Texto: Isabela Miranda
Revisão: Melissa Medroni
Imagem: TSE
Tratamento de imagem: Natália Elena de Sousa
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube