TRE-PR sedia 1º Teste em Campo Regional dos Sistemas de Candidaturas e Propaganda Eleitoral 2022
Testes acontecem de forma presencial e recebem servidoras e servidores do TSE e de outros regionais eleitorais
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, participa da abertura do 1º Teste em Campo Regional dos Sistemas de Candidaturas e Propaganda Eleitoral 2022, que acontece de forma presencial no edifício-sede do Tribunal entre os dias 23 a 27 de maio.
O presidente Coimbra de Moura realizou a abertura dos testes e cumprimentou a todas as pessoas presentes. “Nós estamos aqui para averiguar o funcionamento do sistema, na questão da propaganda e dos registros”, disse.
Também participaram da abertura o coordenador de Sistemas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), José Cruz; o diretor-geral do TRE-PR, doutor Valcir Mombach; o secretário de Tecnologia de Informação, Gilmar de Deus; e o secretário da presidência, doutor Josmar Ambrus.
Os testes experimentam os sistemas eleitorais para melhorar suas funcionalidades e identificar eventuais erros. O objetivo é tornar mais eficaz o desempenho das ferramentas.
“A ideia é forçar os sistemas até o limite e quebrá-los onde houver alguma vulnerabilidade para que possamos corrigir imediatamente. Assim, chegar na eleição com um software ainda melhor, mais equilibrado e pronto para cumprir o registro de candidaturas com a tranquilidade de sempre, como ocorre em todas as eleições”, afirma José Cruz.
Participação
Além da secretária Judiciária do TRE-PR, Danielle Cidade Morgado Maemura; da coordenadora processual, Daniela Nunes Pinheiro; da coordenadora de sistemas, Desireé Hernandez Mausbach Ricco; e do servidor da seção de administração de sistemas, Alex Pinheiro das Graças, participam da ação servidoras e servidores do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos regionais eleitorais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Espı́rito Santo, Rio de Janeiro, Piauı́ e Maranhão, bem como integrantes da área de suporte técnico da Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE e do GT-CAND para suporte negocial.
Sistemas testados
Durante o período, são testados os principais sistemas ligados ao registro de candidatas e candidatos, como o Sistema de Candidaturas (CAND), o Sistema de Candidaturas - Módulo Externo (CANDex), disponibilizado aos partidos para a realização dos pedidos de registro, bem como do Sistema Horário Eleitoral (HE), responsável pela distribuição do horário eleitoral gratuito a ser veiculado na televisão e na rádio durante o período eleitoral.
Segurança contra a COVID-19
Para manter a segurança das servidoras e servidores, foi criado um protocolo de prevenção de contaminação por Covid-19 que prevê, dentre outras medidas:
Distribuição de cartazes informativos sobre as medidas preventivas de contágio da COVID-19 e higienização das mãos nas áreas de circulação;
Manutenção das portas de áreas com maior circulação abertas, para evitar o uso das maçanetas;
Disponibilização de álcool em gel 70% nas entradas e nos corredores para a higienização das mãos;
Ventilação adequada dos espaços, com portas e janelas abertas onde for possível;
Uso de máscaras, N95,PFF2 ou cirúrgicas, cobrindo a boca e nariz dos participantes durante todo o período de testes;
Limpeza de todos os ambientes e equipamentos utilizados.
Foto: Dr. Valcir Mombach, José Cruz (TSE), presidente Coimbra de Moura, Gilmar de Deus e Dr. Josmar Ambrus
Texto: Laura Carlotto Borro
Revisão: Melissa Medroni
Foto: Vilmar Chequeleiro
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube